Eca, eu comi inseto. E flor!

"Quem come inseto é chinês", eu pensava. "Japonês gosta é de folha, raiz e flor"…

Mas eu estava enganada. Come-se inseto no Japão também e eu acabei comendo um. Eca!

Aproveitei o embalo e ainda experimentei uma florzinha (essa roxinha aí perto do peixe assado). Ruim demais!

Eu e a Mai, aquela amiga japonesa sempre citada aqui no blog, fomos a um hotel típico com águas termais.

No Brasil, seria um programa de velhos ou de casais apaixonados, mas aqui é programa de amigas também.

Acho uma delícia, mas confesso que prefiro ir com o gatinho. São hotéis pequenos, mais parecidos com pensões familiares.

O diferencial é dormir num futon, num quarto de tatame e saborear um jantar e um café-da-manhã bem tradicionais, servidos por uma senhora vestida de quimono. Além de tomar banho nas águas termais, claro.

Já estive no tal de ryoukan (nome japonês para estes hotéis tradicionais) várias vezes, mas nunca haviam me servido inseto! Nem flor!

A Mai me explicou que os japoneses comem insetos sim. Não é comum hoje, mas já foi um dia. Segundo ela, especialmente, nas regiões afastadas do litoral. Era uma forma de suprir os nutrientes dos peixes.

Não tive a menor vontade de experimentar. Porém, não poderia perder aquela oportunidade! Meu Deus, como foi difícil tomar coragem! Meu cérebro não aceitava a ideia de colocar um inseto na boca.

Ensaiei, pensei, analisei, adiei, mas comi. A primeira impressão foi ótima: hum, é crocante! Porém, alguns segundos depois… eca, que caldinho é esse? Prefiro nem saber, mas detestei aquela sensação de mastigar um "Bubbaloo", sabendo que na verdade o "chiclete" era um inseto! 

Pior do que isso, só a flor. Imaginem mastigar um crisântemo? Pensando bem, foi menos horripilante do que aquele bichinho com cara de gafanhoto.

Agora me digam, pessoal:

1 – Já comeram ou comeriam inseto? E flor?

2 – Arriscam um palpite para os demais pratos servidos no jantar (a foto pode ajudar) e no café-da-manhã?

Esta entrada foi publicada em Comes e bebes. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

26 respostas a Eca, eu comi inseto. E flor!

  1. Bruno disse:

    Parabens por ter comido um inseto, mas da proxima vez que for para a Tailandia, experimente comer um vivo.

  2. Cris Fonteles disse:

    Sua cara tava engraçada,não queria estar na sua pele,ECA!No café da manhã grilo,no almoço barata e no jantar escorpião,rsrsrs.Nem vc é corajosa meus parabêns.Beijinhos

  3. Bianca disse:

    Prefiro mil vezes mais as flores do que os insetos.

  4. Luma disse:

    Mas aqui no Brasil também come-se insetos em alguns lugares. Minha mãe diz que na infância dela a diversão do verão era caça tanajura pra comer tostada.

  5. Anderson Akita disse:

    Eu já morei na China em Changai, é uma cidade muito linda, talvez melhor que Toquio. Os insetos não fazem parte da culinaria tradicional chinesa, os insetos fazem parte da culinaria alternativa ou exotica. No Brasil eu já comi carne de rã e achei uma delicia! O sabor é muito perecido com frango. Nunca comi um inseto e nem quero comer, credo!!! Flor eu já comi e não achei nada de mais.

  6. edson disse:

    Ah !!! Esqueci !!!!Miau, miau, miau rsrsrsrsrsrsrs Gomen néh!! rsrsrsrsr

  7. edson disse:

    Acho que é psicológico. Se você comparar os hábitos alimentares de um camarão e de um inseto, possivelmente você nunca mais comeria um camarão. E eles são deliciosos(camarões). Talvez os insetos, visualmente, não sejam muito atraentes, mas como fonte de proteínas tem seu valor.

  8. Flavio Sawasato disse:

    ja comi os dois ,mas foi no brasil.la os costumes japoneses sao bem mais antigos que aqui .sorte q eu estou aqui kkkeu acho legal comer coisas que nunca comi nem q for uma vez ate a proxima

  9. Marcos disse:

    Nossa q cara horrivel! ECA!

  10. Aline disse:

    Uau! Que coragem mais supimpa! Não, eu não comeria um inseto, a flor até acho que encaro. Gostei do hotel ^.~

  11. Gabriela disse:

    Nossa, muita coragem comer um inseto, eu não comeria neeeem, agora flor não vejo problema nenhum.

  12. Marcos disse:

    Nunca ouvi falar que os japoneses comem insetos, com exceção do meu avo q comeu bicho da seda e gostou. eca!! q nojo! vc comeu um grilo ou mini-camarão?

  13. Armando Suguiuti disse:

    Pela sua careta tava ruim mesmo neh? Mas Karina, no Brasil tb se come inseto. No interior eh comum comerem bunda de tanajura frita, eh muito gostoso. Na floresta em tronco de arvore podre tem larvas q se come assado e eh muito gostoso tb.

  14. Anderson disse:

    Ah, esqueci, já comi caramujos, crocodilos, cobras em conserva e não gostei! Realmente é uma questão de gosto, cada um tem o seu né, Pergunte aos japoneses se gostariam de comer tripa de boi, lingüiça salgada e uma feijoada bem gordurosa, sem duvida eles vão sofrer uma indigestao cronica rsssssssssss.

  15. Thiago disse:

    Eu não me dou bem com comida japonesa, mas um dia comi sashimi de carne de cavalo num bar da esposa do meu ex-shachoo.Ele insistiu e eu comi pra não ser despedido. Hehe, brincadeira.Não é muito diferente da de vaca, só um pouco mais dura.Sobre o inseto e a flor não como nem tampando o nariz.Nem esse peixe de olhos esbugalhados acho que teria coragem.Parece que tá te implorando pra não ser devorado, rs.Mas você não comeu a pior coisa do mundo, não se preocupe.Já viu CQC? Viu a matéria do Felipe Andreoli na China, durante as Olimpíadas?Se não viu, procura no youtube que você vai começar a amar insetos!Ah, PARABÉNS pela coragem!!!

  16. Elisangela disse:

    Acho bonita e interessante a comida japonesa, a maioria nao e saborosa, mas comemos por falta de opcao.Na fabrica mesmo eu opto pelo bento japones, as vezes me pergunto, o que sera isso que estou comendo??? Mas logo penso, melhor nao saber kkkkkkk……

  17. Julio Cesar Caruso disse:

    Me amarrei foi nas suas expressões faciais! Parece aquelas fotos de CD! kkk… Mas sei como é ryokan mesmo. Lembro que a primeira vez que fui com os colegas de faculdade, depois da refeição, fomos buscar onde havia um restaurante mais próximo. Até Mc Donald’s servia!! mas foi em vão, pois o hotel ficava no meu do nada, longe, bem longe da civilização. Mas valeu a experiência!

  18. anonimado^^ disse:

    eu encarro qualq coisa

  19. BEATRIZ disse:

    Eu tbm adorei as fotos…não comeria inseto, gosto muito da culinária japonesa, principalmente os pratos com peixes, sashimi é meu predileto. Agora inseto, acho que não encararia não, não sei, talvez…rsrs, flor eu comeria sim, sem medo…bjokas

  20. Denise disse:

    Oi Karina! Ainda não experimentei por oportunidade, mas acho que vale provar uma vez na vida pra poder contar pro amigos e familia, seja bom ou ruim… bjos

  21. Margareth disse:

    oi Karinanunca comi inseto, mas já comi escargot no Japão, acho que comer lesma bem temperadinha não foi nada mal. Agora comer grilo não tenho vontade mesmo.Gostei de saber que vc. está ádorando comer um jantar bem japonês, para uma brasileira vc. está se saindo super bem…muitos nikkeis não gostam de comer esses pratos. Sei que custa caro uma noite no ryokan, eu lembro que fui com toda a família, mãe, pai e irmã para um ryokan e paguei 17 mil, só tinha jantar típico e não tinha onsen, quanto vc. pagou a noite?

  22. Talieisn disse:

    Hmmmm, interessante a primeira foto, mas não sei tenho vontade de experimentar a sakura, par ver se é boa.inseto não to fora.beijos

  23. Celina disse:

    Ola, Karina Adoro ir em ryokans, mas sao tao caros!!!! Ja fui muito fresca pra comer, tipo nao fui com a cara nao vou nem provar. Hoje como praticamente de tudo!!! Mas inseto nao da!!!! (ainda se nao tivesse o formato eu encararia….). A flor eu ja comi,e eh so pensar que ta comendo uma parte do vegetal!!!! Abracos

  24. Marcos Bonisson disse:

    Meus parabéns! atravessou o mundo para comer um inseto? Hmmm, fiquei com vontade de comer um gafanhoto frito! Q delicia!

  25. mino disse:

    o sorriso dessa japonesa me dá um frio na espinha.

  26. Jackie disse:

    Inseto eu não lembro, mas já comi fungo de milho, o chamado Huitlacoche (acho que é assim que se escreve).

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>