Em São Paulo, mais perto do Japão

Já estive em São Paulo algumas vezes mas este domingo na "cidade mais japonesa fora do Japão" foi especial.

Pela primeira vez, visitei a Liberdade, o bairro dos japoneses, e ainda vivi um momento histórico (para mim) na Avenida Paulista.

Reencontrei amigos que conheci no Japão: Ewerthon e Carlos (que eu não via há apenas 3 meses), Raquel e Shigeko (que eu não via há mais de 3 anos!).

Estávamos sempre juntos quando morei em Tóquio, e nos divertimos muito por lá. Temos recordações maravilhosas!

Fiz como gente chique! Peguei um voo às 7 horas da manhã em Confins (o aeroporto de Belo Horizonte) e desembarquei às 8:10 em Guarulhos.

No dia seguinte, às 6:10 da manhã, peguei o voo de volta e cheguei em Beagá às 7:23! Só não foi mais chique porque antes das 11 horas eu já estava no trabalho :p

Tomamos um super café da manhã numa padaria enorme e deliciosa (esqueci de perguntar o nome). Tinha tanta variedade de pães, biscoitos, frutas, sucos, frios e cia que não sabíamos por onde começar.

Andamos pela Avenida Paulista, sentamos no banquinho do Parque Trianon, pegamos metrô, fomos à Liberdade, voltamos à Paulista, passeamos no Shopping Center 3, tomamos chá gelado no Starbucks (que frequentávamos no Japão!), bisbilhotamos a Livraria Cultura e terminamos o passeio na Pompeia, onde eu dormi na casa de amigos.

Adorei a Liberdade! Às vezes, parece ter mais bolivianos do que japoneses, mas tem lojinhas orientais encantadoras, que me ajudaram a matar a saudade do Japão. Até comprei 2 DVDs: o filme Aoi Tori e uma turnê antiga do Smap.

A visita de um dia foi tão boa, os passeios e o papo estavam tão bons, que quase nos esquecemos de fotografar. 

Nem a foto do momento histórico na Paulista eu tenho! Mas alguém tem (a Shigeko, será?) e assim que estiver nas minhas mãos, vou publicá-la aqui ; ) 

p.s.: tenho outros amigos em São Paulo, quase todos do Japão, e adoraria reencontrá-los, mas numa visita tão rápida seria impossível. Um dia eu volto!

Esta entrada foi publicada em Passeio. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

17 respostas a Em São Paulo, mais perto do Japão

  1. madoka disse:

    Oi Karina,eu sou de Sampa, e vendo a segunda foto, vc na Liberdade, dá uma tristeza na gente, a cidade atrás tão mal conservada, suja, pois amo a cidade, e tão maltratada. Com bairros exceções é clarooo.A propósito, o Ewerthon voltou pro Brasil? Ele tá lançando livro não tá? e a sua amiga Shigueko? é japonesa?um abração

  2. Ewerthon disse:

    Adorei tbem o encontro. E o mais engracado foi ter a sensacao de que nao nos viamos ha apenas algumas semanas. Da proxima vez temos de tirar uma semana inteira para colocarmos as fofocas em dia. Aproveito para responder pra Madoka que nao voltei pro Brasil nao, hihihihi. Quer dizer, vim so por causa do livro, mas ja to voltando pro Japao…

  3. Militino disse:

    wooo, que saudade desta turma ai em frete do Masp. Um grande abraço a todos!!!

  4. Pabline disse:

    Cara, São Paulo é muito super! Conheço o Liberdade (fiz uma visitinha em 2006 com uns amigos) e acho muito legal! Se o Japão for como o bairro, eu quero ir pra lá! ^^

  5. Felipe Nascimento disse:

    A padaria não seria a Itiriki Bakery?? Ou pode ser a Padaria Sol também!!A gente que mora em São Paulo (ou pertíssimo, como eu) tende a não dar muita importância a cada coisa legal que tem aqui. É bom ler o relato de um visitante que se encanta com a nossa cidade (sim, estou em Guarulhos, mas nasci em Sampa e morei mais lá que aqui), a gente passa a valorizar mais!^_^V

  6. Roberto disse:

    A “cidade mais japonesa fora do Japão” pode ser São Paulo, mas acho que isso tem muito a pouco a ver com a Liberdade, que de japonês tem muito pouco hoje.Torii, decorações pseudo e nome de lojas sao um Japão de fachada e superfície. A “japonidade” de São Paulo está em outros lugares, menos visuais e mais abstratos.O que passa despercebido do brasileiro é que quem resolve sair do Japão pra divulgar o país não escolhe o Brasil pelo mesmo motivo que, digamos, o brasileiro prefere ir passear nos EUA do que na China.Um exemplo que vi esta semana: ramen-ya no Canadáhttp://www.johnchow.com/dot-com-lunch-at-kintaro-tonkotsu-ramen-house/ Quem morou no Japão olhando pras fotos sabe que isso é ramen exatamente como ele é no Japão. Existe algo assim em São Paulo agora? Estou anos fora de São Paulo e posso estar errado mas o meu palpite é de que não. Pode haver ramen-ya e pode haver ramen-ya parecido mas o ramen-ya autêntico (e isso faz toda a diferenca) não.Falo de ramen mas isso pode ser extrapolado para outras áreas.

  7. Angélica disse:

    Karina!! Me encantó ver a todo ese grupo de la ex redacción junta! De vuelta por Brasil? Uy amiga debe ser un poco difícil empezar de nuevo (a mi me pasó y eso que fueron solo 2 anhos) pero me da gusto saber que estamos más cerca :) quizá nos veamos pronto!ps: Hiuko está trabajando en Paraguaybesos!!

  8. juliane takahashi disse:

    aaai essas fotos e seu roteiro me deram mais saudade ainda da minha terrinha sampa! =(q bom q se divertiu!se cuida!

  9. anna disse:

    Oi Karina, faz muito tempo que leio seus blogs, fico feliz por você continuar falando do Japão mesmo estando em BH. abraço

  10. ricardo disse:

    a padaria deve ser ichiriki

  11. Sandro disse:

    Eu fui no Bairro da Liberdade em 2002! Tinha casamento do meu primo no sabado. No dia seguinte, aniversario da minha prima, que mora pertinho (uns 500 metros). Detalhe: foi no dia que o Brasil foi penta no futebol!!!!!Sobre o bairro: tem mais chineses e coreanos do que japoneses. Sinal dos tempos! O tempo passa! As pessoas mudam!

  12. Amanda disse:

    Karina, fale um pouco do seu novo trabalho que vc conseguiu no Japão. Faça um post sobre ele. Queremos saber!

  13. Mariana Congo disse:

    =DAdicionei seu blog no meu.asvacasvaoproceu.wordpress.com

  14. Adauto disse:

    Buenas!Conhecemo-nos há algum tempo nesta vida blogueira (www.legal.adv.br) e não pude deixar de lembrar de você ontem.Isso porque houve a inauguração das novíssimas dependências da Biblioteca Municipal de Jacareí (SP) e quem é que veio palestrar para um ansioso público?Mário Prata!Pessoalmente é ainda mais simpático do que aparenta em suas crônicas…Abração!

  15. KARINA ALMEIDA - MEU JAPAO disse:

    JULIANE: sua terrinha e uma maravilha viu? nao deixe de visita-la! ANGELICA: que saudade!! sim, agora estamos menos longe uma da outra! e quem sabe a gente consegue se encontrar! adorei voce ter vindo aqui no blog! e bom saber que a hiuko tambem esta por perto! besos, amiga! ROBERTO: eu entendo a sua observacao, mas para quem mora em belo horizonte (onde nao tem praticamente nada relacionado ao japao e pouquissimo descendentes de japoneses) e gosta do japao, a liberdade e o paraiso! mesmo com cada vez menos japoneses. so as lojinhas e os olhinhos puxados ja me deixaram muito feliz! FELIPE: e verdade! a gente nao da valor ao que tem ne. eu ando admirada com as montanhas de minas! elas sempre estiveram aqui, mas agora eu sinto que dou mais valor a elas :p a padaria? ainda nao descobri qual e! PABLINE: o japao e muuuuuuito mais legal! tenho certeza de que voce vai amar toquio se tiver oportunidade de conhece-la! EWERTHON: pena que foi tao rapido ne! mas quem sabe a gente consegue promover outros encontros desse? MILITINO: fala cebolinha! e voce vem qdo pro brasil?? MADOKA: o ewerthon respondeu sobre a vinda dele e eu respondo sobre a shigeko. ela e brasileira apesar dessa carinha de japonesa. PARA TODOS: brigadissima pelas visitas e comentarios! adoro! beijos (^_^)v

  16. KARINA ALMEIDA - MEU JAPAO disse:

    ADAUTO: nossa que legal! brigada por ter se lembrado de mim! MARIANA: eu vi seu blog! super legal! manda brasa! e brigadissima pela visita! AMANDA: meu trabalho no japao? eu acabei de voltar para o brasil! bom, mas trabalhei 4 anos no jornal international press e 2 anos na revista alternativa (ambos em portugues) e fiz alguns freelas para a radio NHK e outros veiculos. SANDRO: e verdade, tem mais chineses e coreanos, mas o bom e que tem muitas lojas de coisas do japao e eu oivi gente falando japones. adorei! RICARDO: ainda nao descobri qual e a padaria, acredita? vou perguntar aos meus amigos :p ANNA: obrigada! eu tive medo de nao ter assunto, mas nao e que tenho? ainda bem ne!

  17. Antonio Fidalgo disse:

    Foi uma surpresa boa ver a foto com a turma do Japão. Não conheço nenhum de vocês pessoalmente mas já são tão familiares.
    Para quando o seu livro?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>