A beleza e o significado do jardim japonês

Jardim zen ou jardim seco ou, simplesmente, jardim japonês foi o tema do Um Pé De Quê? de ontem.

E reparei uma coisa – que venho reparando, desde que voltei a morar em Belo Horizonte. Quando fui ao Japão, eu conhecia muito pouco a cultura japonesa. Aprendi quase tudo lá.

Aqui no Brasil, as pessoas adoram analisar o Japão – eu até entendo, pois estou fazendo o mesmo! Lá, eu não analisava nada. Só vivia! E assim fui conhecendo o país. Experimentando muito mais do que vendo TV ou lendo sobre todas essas coisas.

Se um dia eu voltar lá – e eu sei que vou! – verei o país e a cultura com outros olhos.

Não acho que seja melhor ou pior assim, apenas diferente. Aliás, seria perfeito passar por essas duas experiências, não acham?

O tempo todo que morei lá apreciei, admirei, contemplei os belíssimos jardins japoneses. São realmente encantadores, inesquecíveis! Mas nunca parei para pensar na história, nem no significado deles, acreditam?

Aprendi isso só ontem, com a Regina Casé.

E vocês, já conheciam os jardins japoneses?

Se quiserem saber mais sobre eles, seguem dois links que podem ajudar: http://www.jardineiro.net/br/artigos/jardim_japones.php e http://vilamulher.terra.com.br/jardim-japones-12-1-3209-30.html

Na foto, que já publiquei aqui, estou num desses jardins belíssimos (não é um jardim seco, mas é um jardim japonês), na cidade de Narita, pertinho de Tóquio, no outono do ano passado. Ai que saudade!

Parêntese: acho que nenhum leitor se interessa por arte japonesa, né? Em quase 5 anos de blog, o post de ontem (Gosta de arte pop japonesa?) foi o primeiro a ficar sem comentário. Hihihi…

Esta entrada foi publicada em Tradição. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

13 respostas a A beleza e o significado do jardim japonês

  1. indya disse:

    Sempre acchei lindo os jardins japoneses *-*

  2. Beatriz disse:

    São realmente lindissimos, em minha cidade tem um jardim japonês num bosque, é bem cuidadoe da última vez que estive lah fiquei tirando várias fotos, por que é um lugar inspirados. Acredito que no Japão devem ser mais lindos ainda, como o da sua foto. bjs!!

  3. Antonio Fidalgo disse:

    Vi o update no twitter. Muito prático para atualizar os seus leitores.
    Interesso-me muito pela cultura japonesa. Este é o “meu tipo” de posts. Muito lindo esse jardim da foto.
    Depois de ler o seu depoimento fiquei a pensar que o tempo que passou no Japão não foi o suficiente para se “ajaponesar”. Talvez seja necessário toda uma vida e mesmo assim ouvi dizer que é mesmo preciso nascer-se Japonês.

  4. Alemão disse:

    Se agente for para pra pensar … quase não temos objetivos… só trabalha, estuda, bebe, joga bola …

    Nem reparamos que roupa nosso colega de trabalho está usando …

    Um jardim pode nos dizer muitas coisas…

    Valeu Karina.

    Até o proximo jogo.

  5. Caruso disse:

    Essa coisa de analisar o Japão no Brasil é muitas vezes periogoso, ou melhor, errôneo, pois normalmente quem analisa é quem nunca viveu aqui e por isso, é de praxe as pessoas julgarem ou verem o Japão como um país perfeito e o Brasil, o único país do mundo detentor de problemas. Mas vc Karina, apesar de fã do Japão deve muito bem saber que não é bem assim! E realmente, sua experiência de ter morado tanto tempo aqui no Japão deve ter enriquecido ainda mais, ao poder vê-lo de longe agora. Nunca fui muito fã de jardim japonês, mas vou confessar que trazem realmente uma paz. Gosto daqueles com areia branca com designs ao redor das pedras cinzas. E sou fã sim, de momiji, tanto verde qto avermelhado, alaranjado, que seja! Essa foto sua ficou maneiríssima! É isso…bjs! Te espero aqui qq dia que vc voltar!

  6. Cris Fonteles disse:

    E ai pessoal vcs viram ontem Um pé de quê?O quê vcs acharam daqueles jardins zen?Eu achei muito lindo,transmite uma paz é um bom lugar para se meditar.Eu não sei se aqui no Rio de Janeiro têm um jardim desse,se bem que eu acho que não,nunca vi ninguem comentando nada a respeito.Eu adorei aquele com efeito de mar,muito lindo.Esses japoneses são o máximo.Vivendo e aprendendo com eles.Com o dia a dia muito movimentado não temos tempo para parar e contemplar as maravilhas de Deus,ele é muito bom por nos presentear com tantas coisas lindas.Beijos à todos

  7. Bia disse:

    Oi Karina!
    Que lugar lindo!!! Espero um dia ter o prazer de conhecê-lo ao vivo e a cores!!! Amo jardim, flores e a natureza e esse é realmente muito bonito e transmite uma paz!!!! A natureza e as paisagens do Japão são belíssimas!!! Adorei esta postagem!!!Bjus

  8. Militino disse:

    Acho que ninguém comentou o post anterior o da arte japonesa por ela ser contemporânea. A maioria das pessoas gostam da tradicional, é isso que encanta.
    Como o Caruso sou fã de momiji.

  9. Eclair disse:

    Tem um jardim japonês no zoo de BH, não é? Fui na inauguração. Temos que divulgar para as pessoas.

  10. Armando Tricolor Gaúcho disse:

    Já morei em Narita, mas não conhecia esse jardim. Quando morei em Registro tinha uma praça japonesa chamado akatsugawa (tem esse nome porque Registro é cidade-irmã de Nakatsugawa-Gifu ken) com lago e carpas coloridas. Muito bonito e bom pra namorar. Em algumas cidades de SP que tem bastante japoneses, é normal encontrar algo da cultura japonesa, como praças, kaikan, otori, etc.

  11. Ana Carolina disse:

    Olá Karina

    Sou de Belo Horizonte, estudando atualmente no Canadá.
    Amo tudo o que é Japão. Apesar de todos os defeitos que este país tem. Já estive em Yokohama no ano passado e sinceramente nunca ví um povo tão educado como o japones. O senso de estética deles é algo que encanta. Não sei dizer mas tudo o que eles fazem é com muita dedicação. A foto que voce tirou neste jardim ficou lindo demais. Gostaria de voltar novamente pra lá e viver o Japão que ainda não pude ver.
    Tenhos amigos japoneses na Universidade onde vou e amo a maneira deles. Já combinamos que vamos todos nos visitar um dia.

    Beijos

    PS: Vê se posta mais fotos suas do Japão.

  12. Angel disse:

    Oii Karina!
    Sou sua leitora assídua na revista Alternativa e que legal poder te acompanhar aqui pelo blog também!
    Outro dia até citei você no meu blog (http://muitomaisglamour.blogspot.com/search/label/Filmes), pois estava falando sobre doramas e comentei do seu artigo sobre os otakus.
    Eu amo os jardins japoneses, são encantadores demais e a harmonia de tudo realmente é maravilhosa!
    Estarei sempre por aqui agora!
    beijos

  13. Ivam Nozaki disse:

    Oi Karina! Finalmente escrevi um comentário! hehehe! Pois é, eu também adoro jardins japoneses. E são vários tipos de jardins!Os jardins zen (secos), os de contemplação, de paisagem, de chá. cada um com um estilo e significados.
    existem vários jardins famosos como o Korakuen de Okayama, um dos 3 mais famosos jardins do Japao. mas tem vários outros igualmente belissimos, como os jardins internos do Heian Jingu em Kyoto (este eu fui 2 vezes) ou os jardins comemorativos dos 100 anos de estabelecimento da municipalidade de Himeji, na província de Hyogo(um dos que eu mais gostei das minhas viagens pelo Japao)estes jardins foram construidos no local onde se localizava a área residencial oeste do Castelo de Himeji. belíssimo

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>