Terremoto e tsunami no Japão

Tenho sorte. Em Ebina (Kanagawa), onde moro, que fica a 50 minutos de trem do centro de Tóquio e a 30 minutos de Yokohama (Kanagawa), está tudo bem. Pelo menos, eu acho.

Ouço sirenes o tempo todo, de bombeiros e ambulâncias, e isso me deixa angustiada. Também tive de sair correndo de casa, quando começou a tremer. Meus vizinhos fizeram o mesmo e percebi que, infelizmente, não era exagero meu.

Mas posso dizer que está tudo bem aqui, porque no prédio em que moro nada caiu (ok, meus livros caíram da estante. Mas a estante continuou lá!), nada se quebrou e a energia elétrica continua funcionando.  Do lado de fora, tudo continua intacto: prédios vizinhos, árvores, postes…

Pelas notícias que tenho lido – e sei que chegaram ao Brasil e em todo o mundo – a província de Miyage está um caos. E Tóquio, que é logo ali, também.  Na cidade de Ota (Gunma), onde morei, meus amigos estão assustados, sem luz e sem telefone.

O comércio fechou, os trens pararam de circular. Uma amiga caminhou horas até chegar em casa. Mas eu soube de tudo isso, assim como vocês, pela internet, televisão ou pelos amigos. A minha volta está tudo normal!

Não vou negar que meu coração está apertadinho. Dá medo sim! Ainda mais que o Monte Fuji, que é um vulcão adormecido, mas não morto, fica relativamente perto de mim!

Mas como eu disse para a minha mãe, que me ligou chorando, “a chance que eu tenho de morrer ‘de terremoto’ aqui é a mesma dela morrer de bala perdida no Brasil”.

Tem coisas que podemos evitar. Eu posso ficar atenta, tomar os devidos cuidados – como não deixar nada que possa cair perto de mim e ter um plano de fuga no caso de um grande tremor – mas outras estão nas mãos de Deus, do destino.

Conto ainda com a organizaçao, tecnologia e eficiência japonesa. Nao faz milagre, mas ameniza e muito os impactos de desastres como esse.

P.S.: obrigada pelos vários emails, tuítes e cia. Resolvi atualizar o blog para tranquilizá-los!

FOTOS: “roubei” da internet. Como eu disse, aqui perto de mim está tudo intacto! Não tenho o que fotografar!

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

39 respostas a Terremoto e tsunami no Japão

  1. Fernando Hidemi Uchiyama disse:

    Oi Karina!!! Que coisa hein! Ví cenas impressionantes hoje de manhã pela TV, realmente foi muito forte. Ainda bem que as coisas aí no Japão funcionam!

    Boa sorte, e procure ficar tranquila. :-P

  2. Mariana Congo disse:

    Graças! Que bom que atualizou o blog, senão eu estaria desesperada! Grande beijo e que tudo fique bem.

  3. Roxana disse:

    Que bom que está tudo bem aí! Fique bem.

  4. Roxana disse:

    Que bom que está tudo bem aí!

  5. Vanessa Ueta disse:

    Olá Karina! Que bom saber que está tudo bem por aí, como vc disse, as coisas podem ser amenizadas… Mesmo estando longe, por já ter sentido terremotos, fiquei bastante preocupada e espero que fique tudo bem… Ki o tsukete ne…

  6. Akemi disse:

    Oi Karina, que bom que vc está bem, sempre leio o blog e logo que vi a notícia lembrei de vc.
    Meus parentes que estão em Shizuoka disseram que o temor lá foi forte também.

  7. Nathalia Novaes disse:

    Karina Sam! Que bom que está tudo bem! Boa sorte, beijo.

  8. Wellington castro disse:

    Que bom saber que você esta bem!
    Se cuida aí!

  9. Thiago disse:

    nossa…q bom q ta tudo bem….eu tentei falar com a mai tbm mas n consegui! vc sabe c ela esta bem?
    um amigo meu falou q a casa dele foi saco….n tem como n ficar preocupado ne….

  10. Isabella disse:

    Ah, que bom que vc está bem! Logo que ouvi do tremor pensei em vc e vim aqui correndo. Desejo boa sorte.

    Beijos =**

  11. Cristiane disse:

    Oi Karina!
    Que bom que está tudo bem contigo.

    Cristiane Vazquez

  12. Dado disse:

    Oi Karina! Que bom que vc está bem. Sexta-feira era o dia de sua folga do trabalho? Que sorte a sua estar em casa as 3 da tarde, quando acontecou o terremoto. Assim vc escapou do caos que deve ter ficado nos trens… rs. As fotos “roubadas” encontrei na folha.com e no estadao.com.br aonde li mais sobre o assunto. Agora aquele mapa do Japão “Miyagi” e “Iwate” estão invertidas, não imagino de onde vc “roubou”… rs. Iwate fica para o norte e Miyagi para o sul. Cuide-se!

  13. Bianca disse:

    Que bom que vc está bem!

  14. Leandro disse:

    Oi, aqui é o Leandro, da sala da Ayumi do ICO.
    Recebi o link pelo twitter e vi que era vc!
    Bom saber que está tudo bem, estou acompanhando as notícias agora pelo jornal e cada hora falam uma coisa diferente.

    Vocé está a qual distancia de Miyage?

  15. Elisandra disse:

    Karina, Deus abençoe você e todos os que estão no Japão e regiões afetadas.

    Bom saber que onde você está tudo parece bem!

  16. Ronnan disse:

    Seu post do dia “Postado por Karina Almeida em 13/01/2011 – 15h07″ Jah dizia sobre os desastres, lol….
    É realmente eles estão vários passoas a frente….=)

  17. José disse:

    Ai Karina! Que bom! Logo que vi a noticia do terremoto, pensei em você e em outros blogueiros que eu leio o blog! Graças a Deus está tudo bem!

  18. Marcia Kawabe disse:

    Karina que bom saber que vc está bem. Agora vou no Facebook tentar receber notícias dos meus primos que estão em Tóquio.

    bjs

  19. André Rocha disse:

    Oi Karina. É o André do ICO. Que bom saber que tá tudo bem com você, e que aí onde você tá em Kanagawa só assustou mesmo. Staystrong, e se cuida. Abraço!

  20. Margareth disse:

    Que bom aí não deu muito tremor, mas aqui em Saitama, foi bem forte! Eu nunca tinha sentido um tremor tão comprido e que deixou meu apato tudo bagunçado! Não consegui sair da tv e da internet. E quando eu ia dormir a cama balançava toda hora. Ai que Japão Kowaiii desu né…

  21. Uberlan disse:

    Oi, Karina! Faz um tempão que não acesso o seu blog nem sabia que tinha voltado ao Japão. É bom saber que está bem e por sorte está longe do desastre. Vendo de longe a coisa já é feia, de perto então…

  22. Cristiane Prado disse:

    Karina,
    Soube do terremoto hoje bem cedo, pelo rádio, e fiquei preocupada com você. Bom saber que está bem. Tentei falar pelo msn e, como não tive retorno, entrei correndo aqui pra ver se tinha novidades. Cuide-se aí, amiga. Beijo.

  23. Wania Castro disse:

    Voce na tv fica muito bem, que tal outras noticias mais agradáveis? Bom saber que voce está bem!!!
    Beijos

  24. Beatriz disse:

    Ola, ainda bem que vc estava longe do local que foi mais atingido… na hora que vi na TV as imagens, pensei em todas as pessoas que conheço que estão ai, como vc, e tbm nos meus amigos que tem família ai. Tomara que td aos poucos fique bem, apesar do grande numero de mortos. :(

  25. Cecilia disse:

    Que Deus dê forca ao povo japonês para superar toda essa catástrofe que se abateu sobre o país. Estou rezando por vocês todos!!!

  26. @Heymimaa disse:

    Karina graças a deus voce esta bem.. meu deus… isto tudo que esta acontecendo por ai e pessimo… mas do jeito que veio, vai embora. Espero que nossas preces alcancem vcs ai do outro lado!

    Mima xx

  27. Michelle disse:

    Oi Karina, fico feliz que esteja tudo bem com vc e na sua cidade. Lamento toda essa tragédia que ocorreu aí no Japão.
    Fica com Deus!
    Beijos

  28. Dado disse:

    Karina, vc é jornalista. Sei que nao fala bem japonês mas seus colegas de trabalho nao sabem? Então como jornalistas vcs não irão cobrir o acontecimento? Cuide-se.

  29. Saviano Abreu disse:

    Não sabia que você tinha voltado… com a notícia do terromoto, entrei no blog e quase caí da cadeira (mentira, tava deitado, mas tinha que exagerar para você entender o tamanho do susto). Sorte na nova empreitada. Não deu nem tempo de te ver no Brasil. Fico feliz que vc esteja bem. Um beijo enorme.

  30. Yanny disse:

    Karina, ola! Seja bem vinda!!
    Queria te pedir para postar mais sobre o terremoto, estou em Ibaraki e aqui ainda estamos com um pouco de problema de comunicaçao, principalmente pela barreira da lingua, que ainda e um problema para mim…
    Se cuida
    Fica com Deus
    Yanny

  31. Wellington castro disse:

    Karina, com essa probabilidade da radiação chegar até Tóquio, ou até outros problemas de abastecimento e etc… Vem passar uns meses aqui no Brasil! Espera essa onda de temor passar e depois você volta! O que acha? Agora a probabilidade de uma bala perdida é bem menor que uma radiação! Pense nisso.

  32. Joao disse:

    Oi Karina!
    que sorte sua hein!e muito triste ver tudo isso que esta acontecendo no Japão,muito triste mesmo.
    Você pode falar sobre como os Brasileiros são tratados no Japão?Quando falou que quero morar ai,meu pai diz que ninguém vai me aceitar(não sou japonês).
    Obrigado desde ja!

  33. Gabrielle Matsuri disse:

    Oi Karina !
    Nossa, assim que vi as noticias lembrei do ” MEU JAPÃO!” , me preocupei, e também tentei entrar em contato com um amigo de internet, mais pelo jeito ele excluiu o orkut dele e fiquei mesmo sem noticias …
    Mais que bom, que com você está tudo bem !
    Fiquei muito triste com o que aconteceu aí :( afinal é meu sonho estar aí, e assim , ver meu país querido neste estado, deixa os meus sonhos pequenininhos :( , mais graças a Deus, você está aí de pé, pra nos contar as noticias ^^. Beijão, e fica com Deus !

  34. Clara disse:

    Oi Karina, fazia um tempinho que não acompanhava seu blog e hoje que vi que você voltou ao Japão, fiquei feliz e surpresa, mas devido ao terremoto e esse problema da usina, confesso que fiquei preocupada. Que fique tudo bem por aí! bjos

  35. Eliziane disse:

    Oi, Karina. Tenho acompanhado as notícias aí do Japão, mas estou sentindo falta de notícias suas! Espero que esteja tudo bem com você. Fique com Deus!!
    Bjo.

  36. Wellington castro disse:

    Oi Karina…..
    Dê notícias!

  37. Jun disse:

    ola karina!
    talvez vc deve ter copiado a foto do mapa da internet, nao sei se percebeu tbm, q esta invertido no mapa as provincias de iwate e miyazaki.
    iwate fica ao norte de miyazaki. bjs

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>