Aprendendo japonês no médico: “ketsumakuen”


Aprendi duas palavrinhas novas hoje: 眼科“ganka” (oftalmologia) e 結膜炎“ketsumakuen” (conjuntivite).

Pois é, desconfiei que estava com esta doença no olho direito e o médico confirmou.

Graças ao meu seguro de saúde público (o SUS do Japão), fui bem atendida e paguei apenas 1.350 ienes – cerca de 35 reais – pela consulta e dois colírios.

Mas como não marquei horário, esperei mais ou menos 1 hora e meia para ser examinada. Dos males o menor, não acham?

Daqui a uma semana, preciso voltar lá para o médico confirmar se estou curada. Espero que sim (^_^)v

Parêntese: pois é, eu nunca tinha ido ao oftalmologista aqui no Japão! É que eu nunca tive problema com os meus olhos (graças a Deus!), e para comprar óculos de grau aqui, basta ir a uma loja de óculos. Eles mesmos medem o grau de cada lente. Será que agora no Brasil é assim também? Na minha época, era preciso levar uma receita médica :p

Esta entrada foi publicada em Língua japonesa e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Aprendendo japonês no médico: “ketsumakuen”

  1. Priscilla Yamada disse:

    Karina,no Brasil é assim tbm,medem na hora(pelo menos interior de SP é) rs Estou no JP há um ano e nao fui em nenhum médico,vou notar bastante diferenças!haha Melhoras para voce!

  2. Eric disse:

    Oi Karina, voltei! Na verdade estou voltando, pois estou na correria por causa da mudança. Em algumas óticas que fui, pediram a receita, então não sei se em SP tem lugar em que eles fazem. Eu só tive conjutivite 1X e é muito ruim. Parece que vc está se transformando num ET. hehe Melhoras!

  3. Marcia disse:

    Aqui em Brasília, pelo menos não vi nenhuma loja que vende óculos que faz os teste de visão.Só se for aquele bem básico, com as letras C de vários tamanhos.Vou ao oftalmologista porque lá medem a pressão dos olhos, verificam o grau do óculos e mais outros testes.O problema é que mesmo com hora marcada, ainda aguardo uns 50 minutos ou mais para ser atendida.E ultimamente muitos médicos não estão aceitando mais nenhum plano de saúde. Odaijini!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>