Quem sou

Karina Almeida, 39 anos, de Belo Horizonte (MG). Desde 2004 radicada no Japão.

Já morei em Tóquio (Ota), Chiba (Matsudo), Gunma (Ota), Kanagawa (Ebina), Tóquio de novo (Shinagawa), e agora em Kanagawa (Kawasaki, depois Yokosuka) de novo. Sem contar uma curta  temporada em Aichi (Nagoia) e outra em Shizuoka (Hamamatsu).

Sou jornalista, graduada em Comunicação Social/Habilitação Jornalismo pelo Uni-BH  (Centro Universitário de Belo Horizonte)

Pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), eu me especializei em História da  Ciência, já que durante cinco anos (de 1998 a 2003) trabalhei na área de Jornalismo Científico – divulgação de ciência e tecnologia para o público leigo.

No Japão, mudei totalmente o rumo da minha carreira. Continuei trabalhando como jornalista, mas na mídia étnica. Fui repórter e editora do jornal International Press (do grupo IPC World), de 2004 a 2007; e, em seguida, fui contratada pela revista Alternativa, onde atuei como repórter, colunista, editora assistente e editora-chefe, até meados de 2016. Ambos são voltados para os brasileiros que moram no Japão.

Fiz alguns trabalhos como freelancer para a Rádio NHK Japão, BBC Brasil, Agência Lusa e Veja online, entre outros veículos, mas não investi nessa área não.

Paralelamente ao trabalho de jornalista, venho ensaiando (desde 2007) a carreira de  professora de português para estrangeiros, especialmente japoneses. Adoro!

Também amo blogar (desde 2006) e não desisti da ideia de transformar o “Meu Japão” num livro. Aguardem só mais um pouquinho por favor (^_^)v

Não tenho atualizado o blog com tanta frequência como antes, mas tem novidade quase diariamente no Facebook (Meu Japão) e no Instagram (@meujapao). Apareçam por lá também!

*atualizado em 8 de outubro de 2016.

40 respostas a Quem sou

  1. Bát disse:

    Tu és uma pessoa admirável Karina, parabéns!!!!

  2. Fer disse:

    Olá, Karina!
    Sabe, eu sou apaixonada pela cultura japonesa desde que me entendo por gente. E de japonesa nunca tive nada! Sou descendente de português daqueles que estão aqui desde Cabral! haha
    Meu maior sonho sempre foi conhecer (e quem sabe morar?) no Japão. Mas ainda não realizei esse sonho.
    Hoje eu namoro um bisneto de japonês, e o pai dele mora aí no Japão, mas já foi me dito que mesmo eu casando dificilmente consigo visto que não seja turismo mesmo.
    Queria saber se você poderia me contar um pouco como você fez para conseguir se radicar aí! Você foi já a trabalho, estudo…?
    Desde já agradeço! Qualquer informação pode estar me colocando mais próxima do meu sonho! :)

    Beijos!

  3. Eric Ohtake disse:

    Super Karina!! Tudo bem? Agora que tenho um pouquinho mais de tempo, vou passar aqui mais vezes. E como saí do Facebook há quase 1 mês, teremos que manter contato por outros meios, como Skype e email. Espero que ainda os tenha rsrs.

    Um abraço
    Eric

  4. ANA PAULA BLUMER CARMONA disse:

    Olá Karina, tudo bem?

    Estou querendo uma ajudinha, se é que conseguirá me indicar….
    Sou Brasileira, e estou morando aqui no Japão em Kyoto há 2 semanas, e preciso urgente de indicações de academias de musculação, ginástica e natação, só que no google não consigo achar nada de kyoto, nenhum guia, nenhuma dica, estou bastante perdida. Será que pode me dar uma luz?! rs
    abs.,
    grata

    Paula

  5. Dallas disse:

    Acho linda as japonesas mas não sei por onde começar para achar uma. Pode apresentar alguma no seu site? Ou passar algum site bacana para encontrar japonesas? Pode dar dicas de como conversar com as mesmas?

  6. Olá, Karina!

    Sou editor de um podcast que reúne entrevistas com brasileiros que vivem/viveram em outros países. Você gostaria de contribuir?

    Obrigado.

  7. Kimberlly Dandara disse:

    Descobri navegando em busca de blogs que mostram um pouco da cultura Japonesa esse maravilhoso cantinho “Meu Japão” . Fico impressionada com a riqueza de detalhes que você expressa em cada post.
    Sempre tive sonho em morar no exterior, mas infelizmente minhas condições financeiras não me permite nem sequer viajar pra outro país. Sei que não posso reclamar, tenho que ao contrario agradecer por estar bem e com saúde!
    Espero que Deus sempre te abençoe, e que jamais se esqueça da sua terra natal, Brasil! Estou adorando aprender um pouco sobre o Japão.

    Grande abraço!
    Kimberlly Dandara, 20 anos de Belo Horizonte.

  8. Simone disse:

    Boa noite,
    gostaria de saber se você pode me ajudar em uma coisa!
    Desejo saber se existe um significado para o sobrenome Kazama.
    Agradeço, se puder me ajudar ou auxiliar na busca pelo significado.

  9. Jonata disse:

    Olá Karina tudo bem? Adorando seu blog.
    Bom, estou precisando de sua ajuda referente ao japão! por favor, tem como me passar seu endereço de email? Obrigado e parabens!

  10. viviane disse:

    Ola,estou a procura de um japones p namorar serio,mas e’ dificil,pode me ajudar? Tenho 44 anos, nao tenho filhos, gostaria de um japones carinhoso e romantico..bjs

  11. viviane disse:

    Gosto de homens alegres.divertidos,sem vicios,e de bem com a vida.. Quando era pequena era apaixonada por um japones mas nao tive contato, e hoje vou tentar novamente…bjs com carinho…. vivi. *…*

  12. vinicius disse:

    Olá!

    Para qual e-mail posso enviar uma proposta de colaboração?

  13. Oi Karina, parabens pela sua atitude…adoreiiiiiiiiiii

  14. Erik disse:

    Karina vc tem slype ? preciso de um grande favor , preciso de alguem que mora no japão poderia me ajudar ? erik.raylin meu skype

  15. Ana Matias disse:

    Quero um amor japonês por que sempre fui apaixonada pela cultura oriental e acho os homens japonês um charme…Vou ficar muito feliz se algum japonês me adicionarem??
    Tenho uma pagina no Facebook:Ana Matias Pelotas

  16. Boa tarde, Karina.

    Sou Cacio José Ferreira, professor da Universidade Federal do Amazonas. Estou no Japão pesquisando o escritor Haruki Murakami. Li a Revista Alternativa e gostaria de escrever uma matéria sobre literatura japonesa e brasileira. Há alguma possibilidade? Conversei com o Sr. Nilton e ele pediu que enviasse um e-mail para você. Gosto de escrever e que sabe sai alguma coisa sobre a pesquisa para os brasileiros aqui. Estou na Fundação Japão em Kansai, mas sempre vou a Toquio e a Ota. Abraços,

    Cacio José

  17. alex disse:

    sou português sempre trab na área da segurança e agora estou a pensar em me radicar no japão …o que tem a dizer da minha decisao

  18. alex disse:

    sou faxinado por mulheres orientais japonesas gostava de encontrar uma meu mail é alex-g@sapo.pt

  19. wagner nisi disse:

    Obrigado pela atencao…

    Muito prazer a todos ,Sou um grande admirador do blog e por esta razao resolvi enviar esta dica fantastica que vai somar muito as pessoas que tem dificuldades em PAGAR um professor de JAPONES.
    Esta moca de pai Japones e mae Brasileira decidiu comecar a ensinar as pessoas Gratuitamente no Youtube e redes sociais.
    Como percebi que vcs sao um Blog serio ,resolvi mandar um link para voces observarem e dividir este conhecimento a seus seguidores ,FICA A DICA.
    https://www.youtube.com/channel/UCLgz4GVlalZbozxriAEDwfQ

    https://www.facebook.com/AprenderJaponesComATai

    WHATSAP PARA PRONUNCIA E DUVIDAS NA FAIXA…

    https://www.facebook.com/AprenderJaponesComATai/posts/678639068947590

    Agradeco a atencao e fico a Total Disposicao.

    Gratidao ….

  20. I loved your blog Karina, interested me much the part you wrote that and a journalist who lived in Tokio, I would love to be your friend. the Kaatriny kisses

  21. Alanno Rangel Almeida disse:

    Olá… Boa tarde, Karina.

    Meu nome é Alanno Rangel Almeida, tenho 28 anos moro em São Bernardo – SP. Assim como você sou fascinado pelo Japão e sua cultura, por um acaso acabei encontrando uma página chamado ”projetandromeda” falando sobre sobrenomes em que você comentou sobre o seu ”Almeida”, ainda pesquisando sobre o sobrenome Almeida… encontrei seu blog… Li algumas coisas legais e quero te dar os parabéns pelo excelente trabalho. Nunca fui ao Japão, mas é um dos meus grandes sonhos conhecer e quem sabe morar algum tempo ai. Sou formado em Engenharia Civil, não sei muito bem como é o mercado para o profissional da minha área ai no Japão, mas estou estudando a possibilidade de passar algum tempo ai. Bem, estarei acompanhando seu blog sempre, me tornei seu fã… Deixo aqui meu email: alanno.rangel@live.com

    Beijo… Boa sorte em tudo.

  22. Silvio Valentin Liorbano disse:

    Karina,

    Boa noite! Bom dia! Moro Em Osasco (Brasil) e gostaria de divulgar meu Romance : “A Mulher do Copan” em seu Blog. É possível? Obrigado! Posso adicioná-la no Facebook?

  23. bom dia a todos?meu nome é gerson alexandrino tenho 56 anos sou solteiro não tenho filhos moro sozinho ,trabalho e estudo estou em busca de uma namorada japonesa para um relacionamento sério por fim até casa,eu uma japonesa porque as informações que eu estive delas é que elas são fies aos seus maridos e são honestas por isso que eu quero conhece uma,deixo aqui meu e-amil gantss1959@bol.com.br meu facebook nenebidu aguardo o contato seus ,obrigado .

  24. Fabiana disse:

    Karina
    Olá
    Olha nunca fiz isso na m vida
    Mas gostei da publicação do seu amigo haruki
    Sou brasileira e moro sp
    Mas tenho preferência por descendentes de japoneses
    Como faço para falar c ele?
    Ele mora no Brasil?
    Ainda está solteiro?

    Obrigada
    Abraço

  25. Catia disse:

    Bom Dia Karina,
    Sou portuguesa e actualment estou a estudar Lingu

  26. Catia disse:

    Bom Dia Karina,
    Me chamo Catia e sou uma Portuguesa estudante en comunicaçao e linguas em França. Eu gustava de me orientar para journalismo et gostaria de saber se o posso fazer com os meus estudos :D . Queria muito entrar em contacto com voce afim de poder falar. Obrigada

  27. RAPHAEL MONTEIRO disse:

    Ola Boa Tarde!
    Sou Mestiço japones, tenho 28 anos e solteiro e gostaria de arrumar uma namorada… Segue meu whats 11 973378355
    Bjus

  28. wilson nakagaki disse:

    Ola Boa noite Karina, gostei muito do seu blog. Um abraço Wilson

  29. Pedro Vianna disse:

    Olá karina,
    Eu tenho um projeto de viagens de bicicleta pelo mundo chamado Bike Myself, minha próxima expedição será no Japão e estou um pouco perdido quanto ao roteiro em Tokyo. Encontrei vc procurando por hostels, vi o Toco e fiquei apaixonado.
    Será que você poderia me passar seu email e me dar uma ajuda quanto a Tokyo e Japão?
    Estou aprtindo pra lá dia 19 de abril

    grande beijo

    Muito obrigado

    Pedro Vianna

  30. Oi Karina, tudo bem?
    Encontrei seu blog por acaso e logo me identifiquei rs. Sempre tive um interesse pela cultura japonesa e também sou formada em jornalismo. Lendo sobre sua carreira no Japão tirei algumas dúvidas sobre como seria trabalhar aí sendo uma jornalista brasileira, quais oportunidades teriam. Gostaria que pudéssemos trocar informações sobre essas e outras questões. Se puder entrar em contato comigo meu email é alana@maisqinerds.com . Aqui no Brasil faço parte de um portal de notícias da cultura pop chamado Mais QI Nerds. Aguardo seu contato.

  31. Flor disse:

    E você da aula por skype ou ao vivo? japonês consegue aprender português com facilidade? Se você está curtindo dar aulas, pode usar o Preply também e dar aulas online (acho uma boa dica pra quem quer ensinar línguas e mora fora) Alguem ja tentou?
    https://preply.com/pt/skype/professores–japonesa
    :)

  32. Vitória C. disse:

    Oi!! Me identifiquei com você, moro em diamantina – mg (300km de bh), de japa não tenho nada, nem aquele 1% de sangue hahaha (Confesso que ja menti varias vezes que meus bisavós eram japoneses.). Minha paixão pelo japão e sua cultura é de sempre e pra sempre.Minha mãe me conta que em 2002 a copa do mundo foi realizada na coreia e no japão, e que eu não torcia pro brasil de jeito nenhum, só torcia pra time que o pessoal era de “olho puxado”. A partir daí, o amor foi crescendo, e nunca mais parou. Sofro preconceito por dizer que quero morar no japão, casar com japonês, mas não ligo porque é um sonho antigo e que ainda vou realizar!! Procuro muito saber se é fácil adaptar à vida e à cultura, e se o mundo do trabalho é muito concorrido (Quero fazer medicina, gostaria muito de saber se é só chegar aí e começar a exercer a profissão.). Atualmente eu faço cursos on-line de japonês, mas nunca tive com quem treinar; Como você ficou fluente na língua? Quando foi morar aí, já falava tudo 100%? Li no blog antigo seu posto sobre os namoros japoneses (Achei seu boy fofo, ainda estão juntos?) e adorei seu posicionamento sobre o assunto!! Espero muito que me responda! beijos e tudo de bom

  33. Sérgio Igawa disse:

    Muito legal o seu blog, muito legal esse carinho todo pelo Japão.

    =)

  34. Sérgio Igawa disse:

    Muito legal o seu blog, muito legal esse carinho pelo Japão.

    =)

  35. Jose luiz disse:

    Olá meu nome é jose luiz e gostaria de saber se no Japão as toalhas de banho ficam fedidas como normalmente ficam no Brasil. E que estou desenvolvendo um produto e gostaria de saber se haveria aplicação no mercado japonês. Obrigado.

  36. Margareth disse:

    Sou brasileira 55 anos viuva de um nissei vivi longos anos no Japão falo pouco nihongo desejo conhecer senhores japonês ou decentente pra uma amizade ou quem sabe algo mas sério amo povo japonês por sua educação sua cultura e sua sinceridade então se alg se interessar vou dex meu watsap e meu e-mail 11/972241896/ makimargarida@gmail.com. Sou bem extrovertida Alegre de bem com a vida sejam bem vindos.

  37. Kemilly disse:

    Olá Karina.Procurando informações sobre o Japão,encontrei o seu blog.Muito interessante e divertido.Parabéns.Não esquece do Brasil,rsrs.

  38. Muito legal o seu blog, Karina, parabéns!

  39. renato disse:

    Que empresa trata a água e coleta o esgoto da baia de Tóquio?
    Que firma responderá pela limpeza e pela revitalização da baia de Tóquio?
    Que companhia fornece energia elétrica para a cidade de Tóquio?
    Quem é o diretor do projeto olímpico para que a cidade de Tóquio abrigue a Olimpíada em 2020?
    Que companhia será responsável pelos projetos de despoluição e de revitalização da baia de Tóquio para que a cidade de Tóquio abrigue a Olimpíada em 2020?
    Que companhia responde pela coleta de lixo da cidade de Tóquio?
    Responda quando puder por gentileza.
    Escopo do inquérito: esclarecimento.
    Renato Monteiro
    Curitiba – Paraná

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>