Tornado em Tatebayashi!

O tornado passou por aqui na segunda-feira, dia 27. Mas acredito que muita gente (com exceção dos japoneses) ainda não tenha assistido aos vídeos que achei no Youtube.

Felizmente, ninguém morreu. “Apenas” 21 ficaram feridos, mas os estragos foram muitos e o susto, grande. Os japoneses já estão acostumados com tufões, mas com tornados acho que não.

Tatebayashi é uma cidade aqui pertinho da que eu moro, na província de Gunma, a noroeste de Tóquio. São apenas alguns minutinhos de trem. Que meda (@_@)!

A propósito, todo ano, o sul do Japão é castigado com enchentes. Desta vez, a província de Yamaguchi foi a mais atingida. Veja aqui.

Não sabe a diferença entre furacão, tufão e tornado? Eu também não lembrava, mas achei uma colinha no site da Folha de S. Paulo. Aí vai:

Furacão: vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 119 km/h. Os furacões são os ciclones que surgem no mar do Caribe (oceano Atlântico) ou nos Estados Unidos. Giram no sentido horário (no hemisfério sul) ou anti-horário (no hemisfério norte) e medem de 200 km a 400 km de diâmetro. Sua curva se assemelha a uma parabólica.

Tufão: é o nome que se dá aos ciclones formados no sul da Ásia e na parte ocidental do oceano Índico, entre julho e outubro. É o mesmo que furacão, só que na região equatorial do Oceano Pacífico. Os tufões surgem no mar da China e atingem o leste asiático.

Tornado: é o mais forte dos fenômenos meteorológicos, menor e mais intenso que os demais. Com alto poder de destruição, seus ventos atingem até 500 km/h. O tornado ocorre geralmente em zonas temperadas do hemisfério norte.

Esta entrada foi publicada em Cotidiano. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

7 respostas a Tornado em Tatebayashi!

  1. Luciana Ribeiro disse:

    Oi, Karina, adicionei seu blog aos meus favoritos ;) Invejinha de vc que ainda está por aí… Qual jornal vc trabalha?? Tenho um amigo jornalista que trabalha em um jornal brasileiro em Tóquio tb. Não lembro o nome do jornal, mas comprei um… Vou procurar nos meus papéis…

  2. Sarah Almeida disse:

    resumindo tudo no meu nihongo macarrônico- “KOWAIIIII!” Nem tudo pode ser perfeito por aí, né?

  3. TC disse:

    Olá! Epá descobri o teu blog e adorei! Tou à horas a ler o teu blog.
    Também gosto de tudo que seja relacionado com a cultura japonesa, espero um dia ir ao Japão era o meu sonho ! :D Depois adiciona me ;)

  4. Ale disse:

    Ahhh, realmente não tinha visto videos, que horror T.T inda bem q ngm morreu ‘-’
    É, eu não lembrava a diferença entre eles HSUAHSAUSHAUH mas afinal, todos sao tragicos e tenho medo T.T

  5. Yugo disse:

    Oi Karina, eu não tinha visto o vídeo ainda , obrigado por compartilhar mais essa valiosa informação com a gente.
    Esse tipo de fenômeno meteorológico, acredito eu que não será um caso isolado aqui no arquipélago, difícil é se preparar de maneira adequada, isto é se existe algo que podemos fazer contra um vento tão intenso que pode chegar a 500 km/h, a não ser fechar bem a janela e caso tiver fechar também as janelas de madeira para proteger o vidro, não deixar nada avulso solto ao redor da casa e rezar ne :(

  6. Taliesin disse:

    Konnichiwa Karina,
    nossa eu vi o vídeo, dá para ver os clarões das explosões elétrica, deve ser mesmo assustador uma situação dessa.
    Tenha uma bela semana
    beijos

  7. Marcell Nigro disse:

    Gente! eu vivi isso quando morava em Orlando/FL e sei do desespero que eh saber que tem um furacao vindo para a cidade em que vc mora…. e depois entao? aquela sensacao de perda de tristeza… eh horrivel.

    Ainda bem que em Londres nao tem essas coisas.. hihi!

    Do mais, meus parabens pelo seu blog! Simplesmente fenomenal. Adoramos saber que vc sempre o atualiza.

    頑張って

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>