Visita da polícia

Dias atrás, estava eu aqui na casa nova, de pijama e descabelada, quando a campainha tocou antes das 9 horas da manhã!

 

Eram dois policiais de bicicleta e logo pensei: meu Deus, o que eu fiz de errado?

 

Dei uma ajeitada nos cabelos e vesti outra blusa, antes de abrir a porta, para não assustar os rapazes. Demorei tanto, que tive de correr atrás deles, pois já haviam desistido da visita.

 

Muito simpáticos, eles explicaram que era apenas uma ronda. Queriam confirmar os nomes dos moradores (só confirmar, pois já estava tudo no caderninho deles!), saber se estava tudo bem e deixar o número de telefone para casos de emergência.

 

Contei que eu era moradora nova, expliquei que não era parente, apenas amiga, dei meu nome completo, nacionalidade, profissão, endereço antigo e até data de nascimento. Os guardinhas, claro, anotaram tudo!

 

Achei legal e confesso que no Brasil eu teria medo de passar tantas informações para desconhecidos. Mesmo sendo eles policiais. Que triste, né!

 

Se a ronda funciona, eu não sei, mas nos dá uma sensação de segurança e isso é muito bom!

Aliás, a segurança é a melhor qualidade do Japão. É uma maravilha esquecer que os assaltantes existem e andar nas ruas tranquilamente.

 

O Brasil poderia ser desorganizado, sujo e cheio de corruptos, mas se fosse seguro já nos deixaria muito felizes, não acham?

ps: na foto, o mascote da Polícia de Gunma, estado onde eu moro. É um cavalo por causa do nome Gunma, que significa grupo de cavalos. Nada a ver com os policiais, viu?

Esta entrada foi publicada em Cotidiano. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

21 respostas a Visita da polícia

  1. Herika disse:

    Também recebi a visita do policial aqui. Todo ano eles passam, né. O kouban fica aqui do lado de casa, muito bom isso.Kisu

  2. Airton Félix disse:

    eu já tinha noção da segurança no japão. Realmente é impressionante saber que é possível criar um sistema que funciona.Mas temos que levar em conta que este sistema não inicia com repressão policial nas ruas, mas nos bancos das escolas e em políticas públicas que beneficiam a sociedade.

  3. Claudio disse:

    Certa vez me explicaram que esse dados são importantes no caso de catástrofes como enchentes e principalmente grandes terremotos pois as equipes de resgate terão como saber exatamente quantos e quem são as pessoas que podem estar soterradas nos escombros de uma casa desabada, por exemplo. Poderão ainda montar um esquema para antender primeiro os endereços onde moram crianças, idosos ou deficientes aumentando em muito a chance de sobrevivência destes.Achei isso muito bacana. :)

  4. Nemo disse:

    Japão tem um dos menores indice de violencia urbana e domestica do mundo. Mas nem tudo são flores, existe muita corrupção dentro da policia, a policia é impotente diante de mafia japonesa (Yakuza). Enquanto que o Brasil é um dos países mais violentos do mundo, oculpa decima quarta posição no hanking mundial de homicidios. A taxa de homicidios no Brasil é mais elevado que no Iraque! ___http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_intentional_homicide_rate

  5. Marcia disse:

    Sem dúvida nenhuma, se o Brasil fosse seguro teríamos muito mais turistas, mais limpeza, mais infraestrutura, mais TUDO.Policial aqui é sinônimo de medo, até eles mesmos temem pendurar suas fardas para secar!Acho que precisamos ter matérias mais específicas nas escolas, como Respeito e Cidadania.Espero estar viva para ver um Brasil justo para todos.

  6. Paulo disse:

    Olha eu aqui! Atrasado, mas chegando! ^^Eu também gosto quando eles aparecem por aqui para confirmar meus dados. Onde moro eles passam de porta em porta alertando os moradores quando acontece algo suspeito na região.Beijos!

  7. marcos disse:

    Olá Karina, adoro as suas matérias, só não fico muito feliz de ver suas sempre comparações do Japão com o Brasil, penso que cada país tem suas peculiaridades, coisas boas e coisas ruins, e vc sempre faz alguns comentários “maldosos” sobre o nosso querido país, adorar o Japão eu concordo, agora denegrir a imagem do nosso país, aí é complicado, às vezes me passa pela cabeça a imagem que vc passa para os japoneses sobre o Brasil…tomara que eu esteja errado, afinal de contas qual país não tem os seus problemas, creio que no Japão também tenha, assim como no Brasil, mas vamos nos ater só às coisas boas, que é o que verdadeiramente interessa….Desculpe o desabafo e se fui rude com vc, mas é que gostaria de continuar vendo boas matérias sobre o Japão, que é um país com alguns problemas, mas assim como o Brasil, cheio de maravilhas também.

  8. Kikão disse:

    Muito legal saber que é assim no japão! Se isso acontece por aqui , eu ia achar que esses policiais eram de mentira… um dia ainda moro por ai um tempo…

  9. KARINA ALMEIDA disse:

    MARCOS, voce nao foi rude nao! acho legal ouvir a opiniao sincera dos leitores, pois assim posso ir me policiando e corrigindo meus deslizes :p eu nao acho ruim comparar porque a comparacao nos ajuda a entender e a nossa referencia e o brasil ne? mas eu nao quero passar uma imagem de quem nao gosta do brasil nao! eu gosto e muito! adoro o clima do brasil, as praias, a comida, o povo e muitas outras coisas. mas eu confesso que a violencia do brasil me incomoda muito! existem paises muito mais pobres que o brasil, como a tailandia, que parecem ser bem mais seguros! seria tao legal se a gente pudesse andar tranquilamente nas ruas ou se pelo menos o povo so roubasse mas nao matasse nem fosse tao violento! mas obrigada pelo seu comentario! vou ficar de olho em mim :p ah, pode ficar tranquilo porque eu sempre defendo o brasil quando falo com japoneses ou outros estrangeiros. so reclamo do brasil para brasileiros! hahahah… e ai do estrangeiro que falar mal do brasil na minha frente! eu vou la e defendo o nosso pais na hora! ja fiz isso vaaaaaaarias vezes aqui (^_^)v

  10. Fernando Uchiyama disse:

    Oi Karina, tem toda razão, o Japão é um absurdo de seguro. Deve ser o país mais seguro do planeta! Ví com meus próprios olhos quando morei aí em Tokyo. Mas olha, as coisas estão melhorando por aqui também. O brasileiro está ficando mais civilizado, mais informado. O acesso à tecnologia, à Internet, está levando informação à casa dos brasileiros. Antes a informação ficava na mão de poucas pessoas, hoje ela está disseminada. E isso está mudando a maneira de pensar dos brasileiros.A TV, os jornais, as revistas estão cobrando mais dos políticos, tudo está ficando mais transparente e com isso a obrigação de fazer tudo certinho. O brasileiro está viajando mais, conhecendo culturas diferentes e voltando para o Brasil com novas idéias, novas atitudes.Não dá pra comparar o Brasil de 2000 com o Brasil de 2009. E a tendência é melhorar ainda mais. O otimismo aqui está muito forte, o Brasil está engrenando. :-P

  11. Celina disse:

    Ola, Tb adoro a seguranca do Japao. Se bem que ja roubaram o meu apto (akisu, ‹ó‘ƒ). Mas o que me impressionou foi qdo chamei a policia e els foram super educados, tiraram impressoes digitais, fotos de pegadas, do lugar onde entraram!!!! Fizeram uma lista do que foi levada (pra colocar no boletim e depois eu receber do seguro) e no final o policial ainda foi hiper gentil e falou que era melhor dormir na casa de algum amigo, afinal era mulher e o ladrao podia voltar!!! Pra um caso de roubo vieram uns dois policiais e mais uns dois legistas. Lembro que qdo estudava na Unicamp, deixei minha bolsa dentro de uma sala do departam ento onde fazia estagio. A policia nem veio, eu tive que ir na delegacia e ainda levei bronca (quase faltou falar que era eu a culpada pelo roubo, pois deixei a bolsa dando sopa)!!!!!

  12. Nemo disse:

    Que bom viver tranquilamente. Morei uns 5 anos no japão, quando eu tinha uns 12 anos idade, e posso dizer q o Japão realmente é um país muito seguro mesmo. Tenho alguns parentes morando no Jp, e certa vez furtaram o apato do meu primo em Shizuoka, a policia foi muito rapido e eficiente, identificaram todos ladões no dia seguinte apos o furto, os meliantes eram todos brasileiros. Triste essa situação dos dekasseguis no jp, estão sendo explorados e furtandos pelos próprios conterrâneos. Tenho a inteção de morar no Japão, mas eu prefiro continuar no Brasil porque não tem serviço na minha area de estudo no Jp.

  13. Yugo disse:

    “Eram dois policiais de bicicleta e logo pensei: meu Deus, o que eu fiz de errado? Dei uma ajeitada nos cabelos e vesti outra blusa, antes de abrir a porta, para não assustar os rapazes. Demorei tanto, que tive de correr atrás deles, pois já haviam desistido da visita.”Fiquei imaginando a cena e morri de dar risadas aqui, gosto do jeito que você escreve de forma sincera com bom humor. Essa é uma das razões que gosto de vir aqui pra dar uns pitacos.

  14. juliane takahashi disse:

    ei! comigo tb ja aconteceu isso do policial bater em casa… ele so estava conferindo as bicicletas dos moradores, se estavam todas registradas, etc… como eu nao tenho bicicleta (pq nao sei andar!!! kkkkk) entao ele foi embora rapidinho.mas os policiais aqui sao realmente mto educados… ah, tenho uma historia pra contar mas aqui eh mto publico haha deixa pra la

  15. Nemo disse:

    Existe uma idéia que a policia japonesa não usa nenhum tipo de arma de fogo, mas sim um par de cacetetes. Na realidade muitos policiais metropolitanos de Toquio e de outras regioes portam sim pistolas ocultas na cintura. No Japão não tem tanto bandido para eles treinarem tiro ao alvo, hehehe, alem do respeito a vida, que por sinal, é muito grande.

  16. Japa-carioca disse:

    Brasil é uma melda!, nada presta nesta porrr de país! pelo menos usufruirmos de melhores condições humanas, isto porque nao temos nenhuma cultura, sistema e regras para limitar o ser humano, como se fosse um robozinho. Sadoma se parece com EUA, e Gomorra se parece com Brasil. Os japoneses vão para o céu! HAHAHAHA!!!!!!

  17. Juliana disse:

    Nossa! Amei esse sistema policial! É BEEEEEEEEEEEEM melhor do que o brasileiro…¬¬’ Sugestão: Manda umas fotinhas de Gunma!Ah, sim! Ameeeeei seu blog, e quando estiver mais velha(tenho 12 aninhos ^^d) eu TENHO que ir para Tokio! Ah², se possível, você poderia dar umas dicas pro meu blog? Matérias,etc… Bom, Ja ne!^^

  18. Antonio Fidalgo disse:

    Sem dúvida que a segurança é um dos principais fatores a ter em conta quando falamos em qualidade de vida. Ninguém gosta de estar sempre “vigilante”, como se isso fosse suficiente para a nossa proteção.Tenho na ideia que o Japão deve ser um dos países mais seguros do mundo.

  19. Pablo Garcia disse:

    Um dia ainda vo pro Japão *w*, mas quanto a segurança… problema é cultural e demográfico =/. Com todo respeito a quem não pensa assim, até acho ótimo. Mas a grande maioria no BR só quer se dar bem, porque não possuem valores sociais fortes o bastante, o que acaba gerando isso que temos hoje. Pela demografia eles tem um dos maiores Hab/Km² do mundo, nesse caso fica mais facil de controlar. Aqui estão todos espalhados =/

  20. Anderson Akita disse:

    Pablo Garcia, os EUA possui um territorio muito maior que o Brasil, e apesar disso é muito mais seguro. A Australia,Canada, Russia e até China são mais seguros. A Angola é menor que o Brasil, mas a taxa de crimes é muito maior. Não depende do tamanho geografico e sim de gerenciamento e vontade politica.

  21. marushia disse:

    nw sei se policia aqui sao confiaveis.Pois estou tendo problemas sem motivos algum.Tenho meus documentos em dia e ele aparecem e ficam me vigiando o tempo todo.Ate parece novela.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>