Metrô no Japão x Ônibus no Brasil

O transporte público é uma das maravilhas do Japão e eu já imaginava que seria difícil encarar os ônibus no Brasil.

Pois acreditam que o choque não foi tão grande assim?

Primeiro, fiquei impressionada com a grande quantidade de ônibus. Pelo menos no meu caso, não preciso ficar horas no ponto (acho que isso varia de cidade, bairro, linha de ônibus… então, talvez, eu seja apenas sortuda!).

Segundo, tô encantada com a cultura do "quer que eu carregue a sua bolsa/sacola etc?" Isso não tem no Japão!

Outra coisa que me impressionou foi a pontualidade do ônibus que eu espero todo sábado de manhã para ir à escola de japonês. Já se passaram vários sábados e ele ainda não se atrasou!

Lotados? Nem tanto quanto os metrôs em Tóquio. Portanto, pessoal, tô desconfiada que o transporte público do Brasil não é tão ruim quanto parece. Ou seria apenas o de Belo Horizonte?

O ideal, é claro, seria termos menos ônibus e mais metrôs. Tantos metrôs quanto em Tóquio. E tão pontuais, rápidos e seguros quanto os de lá. Soube que aqui em Beagá, o metrô é uma tartaruga!

Mas, enquanto isso não acontece, acho que dá para quebrar o galho com os nossos ônibus, que são cheios sim, atrapalham o trânsito (nem tanto quanto antigamente, já que inventaram a faixa de ônibus), mas têm servido muita gente.

Vamos ver se eu consigo sobreviver sem carro até o final do ano. Tô achando que não será um sacrifício tão grande. Será?

Eis uma grande vantagem de andar de ônibus: não ter de ficar horas procurando estacionamento, pagar caro por isso, ou andar carteirões à procura de uma vaga na rua, morrer de medo do carro ser roubado e ainda ter que aguentar os chatos dos flanelinhas!

E a grande desvantagem? Greve! Já passei por isso, em apenas 2 meses de volta ao Brasil. Terrível! Isso também, felizmente, não tem no Japão!

RECADINHO: finalmente, respondi os comentários dos 2 últimos posts! Mil desculpas pela demora!

Esta entrada foi publicada em Cotidiano. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

9 respostas a Metrô no Japão x Ônibus no Brasil

  1. Carlos disse:

    Olá Karina,Essa comparação deveria ser feita com o transporte de SP e não de BH. Nada contra sua cidade…rsrs…mas pelo volume de pessoas de Tokyo e importância, a comparação mais justa seria com São Paulo. Aí sim você teria outra visão. Ônibus pontual? Isto não existe aqui. Ônibus velhos e mal conservados? Existem aos montes. E os motoristas então? Acho que só são motoristas porque não conseguem realizar outra atividade devido à total falta de respeito com as pessoas pelo modo como dirigem.Já vi inúmeras pessoas, idosos inclusive, serem jogados de um lado para outro dentro do ônibus chegando até a cair devido ao modo como o ônibus é conduzido. Acho que até caminhões que levam animais e frutas são melhores conduzidos do que os ônibus daqui.É uma coisa triste pois sou a favor do transporte coletivo e mesmo com estes problemas ainda prefiro deixar o carro na garagem na maior parte do tempo.Depois que morei no Japão fiquei ainda mais revoltado com o transporte coletivo em SP. Pelo menos o metrô está sendo ampliado e os funcionários são mais educados do que os motoristas e cobradores de ônibus. Mas não espere um atendimento igual ao do JP pois isto está longe de acontecer…Abs….Carloshttp://tabeteimasu.blogspot.com/

  2. Luma Perrete disse:

    Se você for pensar, os ônibus não atrapalham o trânsito tanto assim. Pelo contrário. Se mais gente usasse transporte público, nós teríamos menos carros na rua poluindo, fazendo barulho, causando engarrafamentos. Só ver, em um ônibus cabem quantas pessoas? Umas 40? Já são 40 carros a menos na rua, já que as pessoas têm o péssimo hábito de andarem sozinhas nos carros, mesmo que seu vizinho, por exemplo, vá pro mesmo lugar que você, cada um sai no seu carro, enchendo as ruas.Acho que é parte da mentalidade do brasileiro. Quem sabe com a melhora do transporte público isso não vá mudando aos poucos?

  3. Nelson Tak disse:

    “Vamos ver se eu consigo sobreviver sem carro até o final do ano. Tô achando que não será um sacrifício tão grande. Será?”Fica uma sugestão: “Vá de bike, um carro a menos”, veja o link a seguir:http://www.copenhagencyclechic.com/search?updated-max=2010-02-23T06:00:00+01:00

  4. Marcia disse:

    O programa Fantástico fez um teste no nos transportes coletivos das principais capitais (SP.RJ.BH e Salvador).O foco era verificar se a população respeita o direito das vagas aos idosos.Resumindo,Salvador foi a pior que se saiu no teste.A campeã de povo cortês ficou para São Paulo, seguido de Belo Horizonte.RJ ficou em penúltimo lugar.Uma lástima,já que RJ tem a maior concentração de idosos do Brasil.Aqui em Brasília, os ônibus estão caindo aos pedaços, custa R$3,00 e sempre estão sujos.O valor do táxi é um absurdo e cobra bandeira 2 para quem tem destino o aeroporto,não importa o dia e nem a hora.Por isso, cada dia aumenta o número de carros particulares pelas vias.O metrô aqui funciona parcialmente aos finais de semana e as linhas atendem a pouquíssimas áreas.Nem tem o que comemorar nos 50 anos de Brasília.

  5. Hideki disse:

    Eu acho que deve ser levado em conta também o preço do transporte público. Eu não cheguei a pegar metrô em Tokyo, mas andei de ônibus e, principalmente, de trem. Sim, a pontualidade e a organização são uma maravilha, mas o preço que se paga por isso nem se compara ao Brasil. A passagem de ônibus em São Paulo custa R$1,70, o que equivale a uns 90 yen. Com 90 yen não dá nem pra andar 1 ponto de ônibus em Tokyo (eu lembro que lá se paga pelo número de pontos em que o ônibus parou).

  6. ANDRÉ disse:

    Olá! EU AMO seu blog por que eu AMO , RESPIRO , IDOLATRO O JAPAO! Sim , tudo comigo tem que ser relacionado a japão , se não eu não fico feliz rsrs , queria muito poder conversar com você pelo msn ( andyxlol94@hotmail.com ) por que queria tirar muuuitas duvidas sobre o japão , você pode me adicionar ? Eu iria ficar muito , muito feliz! Eu tenho 15 anos ! E espero com 30 estar já morando no Japão! Mais eu queria conversar com você antes , por favor !

  7. Fernando Uchiyama disse:

    Oi Karina, aqui vai o desabafo de um cidadão da cidade de São Paulo e que já morou em Tokyo… O transporte público em São Paulo é horrível! Os ônibus não tem horário fixo para passar e não tem ar condicionado. Tem vez que nem passa… O trânsito é um caos, o fim do mundo, é um horror de demora pra ir de um lugar para o outro. Os pontos de ônibus são feios, mal-cuidados, largados e perigosos. Os trens também não possuem ar condicionado (tirando os novos que o governo do Serra trouxe), estão sempre super hyper mega lotados (bem mais que em Tóquio) e, também, como os ônibus, não trabalham com horário fixo. Existe fila pra entrar na estação (passar na catraca) e para entrar no trem. Aqui o pessoal empurra mesmo, as vezes tem até grito de guerra… pra incentivar todo mundo que está entrando a ir com tudo. O calor é terrível, no fim do dia não tem desodorante que aguente…As estações são mal sinalizadas, não possuem banheiro, tem filas enormes (!!!!!) pra comprar o bilhete único ou recarregar o cartão, falta de estrutura para deficientes físicos, falta de educação das pessoas para entrar e sair do trem e por aí vai… Falta também área de desembarque com pontos de táxi… estacionamentos nos arredores da estação…Grande parte dos trens são super devagares e todos os trens possuem poucos vagões, comparando com Tokyo (metade ou menos da metade), o que limita a quantidade de gente que cada parada pode levar. Não tem linha expressa/local… É janela riscada com desenhos e textos indecentes… trem pichado… etc etc etc.O lado positivo, como você mesma disse, é o pessoal que segura a mochila/bolsa, ou as pessoas que levantam pra dar lugar para os idosos e gestantes.Apesar de tudo, desde que voltei ao BR sinto que está melhorando… O Serra fez um grande investimento em transporte público aqui em SP.:-P

  8. Margareth disse:

    Karina,eu ando pouco de bus, mas semana passada fui pra Narita-shi, lá é cheio de morros, mas os bus tem uma maciez…eu adoro andar de bus aqui no Japão, são muito confortáveis.

  9. Margareth disse:

    Assistindo o videozinho, 4 minutos mostrando o povo indo e vindo em Shibuya, Yamanote line, esse trem nunca pára, é circular. Nossa, como tem gente nessa terra não?????

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>