Cruzeiro e fogos de artifício na Baía de Tóquio

Os japoneses são especialistas e apaixonados por shows de fogos de artifício. No verão, são tantos espetáculos, que perdemos as contas.

Acredito que cada cidade, talvez cada bairro de todo o Japão, tenha o seu tradicional festival Hanabi 花火, como são chamados estes shows por aqui.

Hana 花 significa flor, bi 火 neste caso é fogo ou brilho, daí “as flores de fogo ou flores que brilham” que iluminam o céu.

Realmente, é um belo espetáculo!

Mas eu confesso que não acho assim tão incrível, muito menos imperdível – 5 minutos são suficientes para mim, e aqui alguns shows duram 1 hora e meia ou mais! – e até evito falar isso aos meus amigos japoneses, para não ser deselegante nem chata.

Ainda não conheci um japonês que não seja louco por Hanabi ou que não tenha orgulho dessa especialidade nacional!

Um dos espetáculos mais famosos e disputados do país é o realizado no Rio Sumida, na capital japonesa. Soube que são 20 mil fogos!

O rio é lindo, a paisagem é linda e o espetáculo deve ser lindo, mas eu não tenho vontade de disputar espaço com mais de 1 milhão de pessoas que todo ano vão a esse festival. E fazem loucuras – como passar praticamente 24 horas marcando lugar – para conseguir uma vista legal.

Fiquei super satisfeita, no ano passado, quando vi um pedacinho do Hanabi do Rio Sumida da varanda do apartamento de amigos japoneses. Detalhe: sentadinha, fazendo (na verdade, apenas comendo) churrasco e tomando um delicioso umeshu, licor de ameixa japonesa.

Neste ano, fiquei ainda mais feliz porque vi outro Hanabi que está entre os mais famosos e disputados do país, de um ponto de vista muito melhor: no terraço do navio de 5 andares, que faz um cruzeiro pela Baía de Tóquio, durante o espetáculo.

Curti os belos fogos, mas o que me deixou babando e super, super feliz e realizada, foi o passeio pela Baía de Tóquio! Meu Deus, é nessa hora que a gente vê como ama Tóquio! E como essa cidade é linda e espetacular (^o^)/

A Rainbow Bridge, a ponte dos “dinossauros” (Tokyo Gate Bridge), a Torre de Tóquio, os prédios de Odaiba, o Aeroporto de Haneda e outros pontos da capital iluminados, vistos do terraço do navio, deixam os fogos no chinelo! Amei!

Este cruzeiro do Tokyo Wan Hanabi, como é chamado em japonês o Hanabi da Baía de Tóquio, está no meu Top 10 de passeios imperdíveis e inesquecíveis no Japão! Anotem aí ; )

Veja uma reportagem (não do cruzeiro, mas do Hanabi que eu vi), da TV brasileira local no vídeo abaixo:

Mas vale lembrar que não é fácil comprar ingresso, muito menos conseguir um lugarzinho no terraço do navio.

Dizem que os ingressos se esgotam em poucas horas, e até podem ser encontrados depois em sites de venda, porém, com o preço nas alturas: até 4 ou sei lá quantas vezes mais caro que o valor original.

Por sorte, uma amiga japonesa que tem contatos numa agência de turismo, conseguiu comprar de um desses “cambistas”, pelo dobro do preço (um pouco mais que o dobro, na verdade)! E segundo ela, isso foi um pechincha!

Em vez de 2.500 ienes (mais ou menos 64 reais), pagamos 6 mil ienes (153 reais). Na verdade, como estávamos de quimono, teríamos desconto de 1 mil ienes, e pagaríamos apenas 1.500 (cerca de 38 reais). Com cambista, não tem desconto, claro.

No final das contas, acabamos pagando o quádruplo então né m(_ _)m

Detalhe: o cruzeiro dura 1 hora e meia, e o ingresso inclui bebida à vontade (cerveja, refrigerantes etc) e tíquetes suficientes para comprar alguns petiscos.

No navio ainda tem DJs e apresentações de dança (de japonesinhas de quimono, bem menos interessantes que a baía! Haha…). No terraço, me senti numa balada, ao som de Katy Perry e companhia. Dava vontade de dançar, mas eu não queria parar de apreciar aquela vista belíssima!

E sabe como conseguimos o lugar mais privilegiado de todos no terraço? Chegando 4 horas e meia antes do embarque! Fomos uns dos primeiros da fila, e seguindo a tradição japonesa, estendemos uma lona no chão, abrimos um vinho (dois, na verdade), brindamos e ficando bebendo, comendo e batendo papo na fila até o navio atracar no New Takeshiba Píer.

Tem mais! Quando o embarque começou, entramos correndo o mais rápido que podíamos, como crianças, para escolher o melhor lugar do terraço! Hahaha… E conseguimos! Não é à toa que eu me divirto tanto com o Meu Japão!

A princípio, parecia exagero chegar tão cedo, mas quando vimos a fila crescendo, dando voltas e voltas e funcionários usando placas para indicar o final da fila, tivemos ideia da quantidade de gente!

Parêntese: não pesquisei sobre essa história de cambistas e preços. O que eu contei aqui é o que nós fizemos, quanto pagamos e o que nos contaram. Eu confio nas minhas fontes, mas se alguém tem algo a acrescentar ou corrigir, por favor, saiba que as informações serão muito bem-vindas (^_^)v

Vejam o site oficial do cruzeiro, em inglês: http://www.nouryousen.jp/english.html

FOTOS: uma é do meu celular; as demais são da câmera do meu amorzinho. Não fotografamos tanto, porque queríamos curtir o passeio, que foi no sábado passado, dia 11 de agosto :p

Esta entrada foi publicada em Passeio, Tradição e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

7 respostas a Cruzeiro e fogos de artifício na Baía de Tóquio

  1. Marcia disse:

    As cores e formas variadas de hanabi do Japão realmente são incríveis.Aqui em Brasília a gente só vê na virada do ano,só que são mais rojões.Nesse período tenho que encher de algodão as orelhas das minhas cachorras,tadinhas.
    Até que o preço do passeio mesmo com “ágio” não foi caro,ainda mais com bebidas inclusas!Parabéns pelas fotos.

  2. Gabriela Luiza disse:

    Karina estou amando seus posts sobre lugares diferentes para se ir. E que legal o jornal! não sabia que existia! para mim as emissoras só transmitiam a programação do Brasil. Legal ter uma programação especialmente feita para o Japão.

  3. Alessandro disse:

    a Reporter do JPTV como se chama?

  4. Lidiane Burin disse:

    Olá, gosto muito de suas postagem, faz pouco tempo que acesso, mas estou gostando muito. Eu li um postagem antiga sobre professores para dar aula para brasileiro no japão. Vc poderia me escrever falando mais sobre isso. Obrigada, Lidiane

  5. Karina Almeida disse:

    ALESSANDRO, ela se chama Silvia Kikuchi (leia kikuti). LIDIANE, obrigada! Sobre o seu pedido, acho que seria mais prático você me dizer o que você precisa saber especificamente. É que eu também não me lembro desse texto que você está falando, e é um tema muito amplo ; ) Obrigada gente! beijos para todos!

  6. Karina Almeida disse:

    MARCIA, é verdade, o passeio não foi tão caro. É lindo demais e vale muito a pena! E fogos pra gente, só no Ano Novo mesmo né! Haha… GABRIELA, obrigada! É legal ter uma TV local né! E nós também temos revistas brasileiras aqui : )

  7. THIAGO COSTA disse:

    Muito show,todos os fogos e cores, e é legal ver também o pessoal, o povão, todo mundo junto curtindo o evento. Se Deus quiser ainda passo uma temporada no Japao ^^’.
    Haa, legal saber tambem do JPTV.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>