Guam, o paraíso fica a 3h45 de voo de Tóquio

Onde fica Guam? Perdi essa aula de Geografia”, disse a leitora-amiga Márcia Kawabe. Eu logo tentei tranquilizá-la, afinal, antes de me mudar para o Japão, nunca tinha ouvido falar dessa ilha paradisíaca!

Guam fica ao Sul das Ilhas Marianas, que fica na Micronesia, que fica no Oceano Pacífico e tudo isso fica a apenas 3 horas e 45 minutos de voo de Tóquio.

É território dos Estados Unidos, portanto, é preciso visto americano para entrar lá. Por sorte, eu tenho e não precisei me preocupar com isso.

A moeda usada lá é dólar americano e a língua oficial é inglês (e chamorro que, segundo o motorista de táxi, corre risco de extinção porque os jovens nem querem aprendê-lo mais).

Ou seja, é longe “dos States” mas é um pedacinho “dos States” sim.

Há, inclusive, muitos americanos (militares, especialmente) circulando por lá e lojas que, se não me engano, são quase (ou não tem esse quase?) exclusividade dos Estados Unidos.

Por exemplo: Macy’s e eu não me conformo de não ter fotografado a loja. Não deu! Sorry! (olha eu empolgada com o inglês! Haha…)

Tem também aqueles ônibus escolares amarelos. Isso é muito americano, não?

E soube que, aos poucos, os Estados Unidos estão tentando transferir a base militar de Okinawa – ilha no Sul do Japão – para lá. Já há uma base em Guam mas, pelo que entendi, ela se tornará maior e mais forte.

Por falar em Okinawa, eu escrevi no Facebook e repito aqui que gostei muito mais de Guam do que de Okinawa. E explico: o clima, para mim, faz toda diferença!

Média anual de 28 graus em Guam – com variação entre 26 e 30 graus. No final de semana passado, quando eu estava lá, mesmo nos momentos nublados estava quente, aquele quente do Nordeste brasileiro que eu amo (^o^)/

Já Okinawa não é fria, mas não concordo que seja quente como os japoneses dizem.

Na minha opinião, “é quente pra inglês (ou japonês) ver”, pois na Primavera (maio), por exemplo, não tive coragem de entrar na água, de tão gelada… E precisei de jaquetinha jeans em algumas situações.

Em março (final do Inverno), não senti frio como sentiria em Tóquio, claro, mas fiquei o tempo todo de roupa de Outono: casaquinho e botas de cano longo! Duvido que o “Inverno” de Guam seja assim :p

Ou seja, tudo indica que Okinawa só é quente pra valer, quente-quente, no verão! E que Guam é quente pra valer, quente-quente, o ano inteiro!

Mas chega de comparar! Okinawa também é belíssima e é a Fernando de Noronha japonesa. Espero, um dia, poder voltar lá no Verão e nadar muito naquelas águas cristalinas.

Por enquanto, foi em Guam que pude fazer isso. Meu Deus, que maravilha nadar naquele mar paradisíaco, de águas mornas e naquele clima delicioso!

Ainda tive o privilégio de me hospedar num hotel de frente para o mar, o Westin Resort Guam. Frente mesmo, tão de frente que a praia é só para os hóspedes. Nem dei bola para a piscina, que eu também amo…

Foram apenas dois dias/duas noites. Cheguei lá na sexta à tarde e me despedi do paraíso no domingo à tarde.

E em vez de fazer um tour pela ilha, preferi curtir com mais intensidade aquele pedacinho onde eu estava: praia, praia, praia…

restaurante – tive de testar a churrascaria brasileira, chamada Churrasco (rs), que eu super aprovei – e um ponto turístico chamado “Two Lovers Point”. Tem um mirante, com vista noturna lindíssima!

E tem também aquele costume de amarrar corações e/ou cadeados nas árvores e nas grades, como nas pontes de Paris.

Espero que minhas poucas e modestas fotos mostrem um pouquinho desse paraíso. Espero também que eu possa voltar lá, com mais tempo, e conhecer melhor a cultura local, as demais praias, as demais paisagens deslumbrantes…

E vocês, queridos leitores, ficaram com vontade de visitar Guam?

Em tempo: são tantos turistas japoneses que, no hotel que eu fiquei, por exemplo, as placas são todas bilíngues! E no aeroporto havia funcionários falando japonês!

Esta entrada foi publicada em Passeio e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas a Guam, o paraíso fica a 3h45 de voo de Tóquio

  1. Fernanda disse:

    Karina, moça querida! Que coisa mais maravilhosa que foi encontrar tua página! Sou brasileira, não-descendente de japoneses, mas amo o Japão e desde criança sempre estive em meio à cultura! Comecei Jornalismo no Brasil mas no segundo ano me mudei para Dubai para trabalhar como Comissária e ter a oportunidade de visitar o mundo aos pouquinhos. Ando sempre com projetos novos e sinto falta do jornalismo imensamente (pois amo a profissão!). Estava um pouco desanimada pois tenho muito carinho pelo Japão e gostaria imensamente de ter a oportunidade de morar no país, mas pensava que se quisesse ser Jornalista e exercer a profissão lá, que seria praticamente impossível, que o caminho mais fácil seria ir trabalhar como professora de inglês ou estudar algum curso… Teu blog me deu novas esperanças! Coisa boa saber que as coisas com muito trabalho, são possíveis! Tenho certeza que não é e nem deve ter sido fácil, mas nunca fui de desistir das coisas, hehehe! Fazem meses que ando no google a procura de opções e de caminhos viáveis, quando cheguei aqui e percebi que “é possível”, fiquei muito feliz! Estou estudando japonês e agora com teu blog parece que recebi “o empurrão” que precisava para batalhar mais e me informar melhor sobre as coisas! Que coisa mais maravilhosa! :) Um grande beijo com muito carinho de uma futura colega de profissão, leitora e fã!

    Nanda

  2. neusa Barros disse:

    Ola karina! amei sua página

  3. Pingback: Meu Havaí | Meu Japão

  4. Marcus Vinicius Leite disse:

    Achei interessante o comentário sobre os EUA mudarem a base de Okinawa Para Guam, não sabia disso, recentemente estava lendo umas notícias sobre os protestos contra os militares Americanos em Okinawa, pelo que li a “rixa” entre os Okinawenses(?) e os militares americanos é brava.
    Ótimo texto como sempre Karina, passando muito bem seu ponto de vista de como é a ilha para nós. E a ilha é linda heim, eu sabia da existência dela \o, mas pensave que ficasseno Caribe hehe.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>