Tampa de bueiro japonesa é decorada, personalizada e ainda nos ensina cultura e história

Uma das fotos de maior sucesso publicadas na página do Meu Japão no Facebook é de uma tampa de bueiro de Fuchu, Tóquio (foto abaixo). Eu a fotografei quando estava voltando de um evento na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio, no dia 1 de outubro deste ano (2016).

Não resisti ao charme daquela tampa decorada com sakura (flor de cerejeira), coloquei meus pézinhos com unhas vermelhas lá e fiz o “click” que teve, até agora, 7.100 curtidas/reações, 786 compartilhamentos e 160 comentários!

Para acompanhar a foto, eu escrevi: “Quem resiste às belas tampas de bueiros do Japão? Além de fofas, elas são personalizadas! Cada bairro/cidade tem a sua”.

Parece que os fãs do blog e do Japão ficaram encantados com tamanha fofura! Mas o que eu não contei e muita gente não sabe é que mais do que beleza e charme, muitas tampas de bueiro japonesas carregam cultura e história. É o caso dessa de Yokosuka, onde moro, que estampa a figura do comodoro Perry (foto no topo da página).

“Matthew Calbraith Perry (Newport, 10 de abril de 1794 — Nova Iorque, 4 de março de 1858) foi o Comodoro da Marinha dos EUA que impulsionou a abertura do Japão ao Ocidente com o Tratado de Kanagawa em 1854″, explica a Wikipédia.

Diz a História que ele desembarcou em Yokosuka (na época chamada Kurihama) no dia 14 de julho de 1853. Tempos do famoso xogum Ieyasu Tokugawa.

Depois de ler sobre isso, entendi porque tem até um parque por aqui chamado Perry e, ainda, um memorial para o renomado almirante da Marinha dos Estados Unidos. Fora as incontáveis tampas de bueiro com o rosto dele, espalhadas pela cidade.

Portanto, queridos leitores, fiquem atentos aos bueiros aqui no Japão! São lindos e ainda nos ensinam sobre a cultura e/ou a história local!

A propósito: a cidade de Yokosuka fica na província (estado) de Kanagawa, a 30 minutos de Yokohama. É famosa pela grande presença de americanos, graças à Base da Marinha dos EUA que existe lá. Oops, aqui :D

Esta entrada foi publicada em Cotidiano, Passeio, Tradição e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Tampa de bueiro japonesa é decorada, personalizada e ainda nos ensina cultura e história

  1. Neide disse:

    Oi Karina.
    Eu tbem costumo fotografar as tampas de bueiros.kkkk
    Vc não está mais na revista?
    Bjs

  2. Neide disse:

    Oi Karina.
    Eu tbem fotografo as tampas de bueiro.kkkkkk
    Vc não está mais na revista?
    Bjs

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>