Doc sobre matança de golfinhos leva Oscar 2010

Não assisti, ainda, ao documentário The Cove, vencedor do Oscar 2010, mas vi o trailer e li muitas notícias a respeito. Ele foi, inclusive, citado neste blog (releia aqui).

É claro que não aprovo a matança desordenada de golfinhos (tema do documentário) ou de qualquer outro animal. Mas acho que os ambientalistas costumam ser radicais e nem sempre mostram o outro lado da história.

Se os japoneses matam golfinhos para comer, eu posso até entender (tem o lado cultural etc e tal). Se são crueis e matam para exibi-los em parques aquáticos, a minha opinião muda. Sou totalmente contra!

E também sou contra aqueles que mantêm as gigantes orcas em aquários, como o Sea World de Orlando (EUA) faz com Tillikum e muitas outras baleias.

Matar para comer faz parte da cadeia alimentar e no caso do homem, os hábitos alimentares variam de lugar para lugar, não é mesmo?

Só acho que é preciso ter critério e ordem nesta cadeia. Matança e maus-tratos nem pensar! E prender ou tentar domesticar animais como baleias, leões, elefantes eu considero realmente desnecessário.

O Oscar pode ter sido merecido e acho legal um documentário em defesa dos golfinhos, mas a luta não deveria ser contra a caça desordenada e a essa mania de manter animais em cativeiro?

Os japoneses aparecem como os vilões (únicos!) da história e eu não os vejo simplesmente assim. Temos de ser cautelosos na hora de julgar, não acham?

Acredito que a regularização e a fiscalização da caça, no lugar da proibição, poderiam ser uma saída. Não apenas no caso dos golfinhos, mas de todos os animais. 

Será que estou sendo injusta? O que vocês sugerem?

EM TEMPO: acabei de ver esta notícia sobre a reação dos japoneses após a vitória de The Cove (A Enseada, na versão em português). Leia aqui.

Esta entrada foi publicada em Entretenimento. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

12 respostas a Doc sobre matança de golfinhos leva Oscar 2010

  1. Caruso disse:

    Concordo com vc em gênero, número, grau, raça, espécie, valor… as pessoas tendem a julgar certos hábitos baseados nas experiências e nos hábitos delas próprias e, eu não diria nunca, mas, raramente, se colocam no lugar das outras pessoas de culturas e hábitos – inclusive alimentares – totalmente diferente. Matar para comer eu tbm não vejo problema, desde que haja regulamentação. Matar por matar ou matar para fazer bolsa e casaco, eu sou contra! Só descordo qto às baleias em aquários, já que, pelo que aparenta, elas são muito bem tratadas. Mas tbm não posso afirmar. Bom tema, mas que rende muito pano pra manga…

  2. Beatriz disse:

    É, realmente não dá pra julgar quando se trata de tradições, costumes de alguém lugar, de um povo, mas…eu confesso que me dói no coração sim, pensar nesses bichinhos morrendo. Tanta coisa mais legal pra se comer, rsrs, amo a culinária japonesa, mas carnes exóticas não fazem meu estilo…

  3. Hideki disse:

    Eu não vi o documentário, portanto minha opinião pode estar equivocada. Mas pelo que eu entendi, essa prática de matar golfinhos é uma tradição local, ou seja, eles já fazem isso há muitos anos. Se todos os anos eles vão ao mar, e sempre há golfinhos para eles matarem, isso quer dizer que há um equilíbiro nesse sistema. Os golfinhos não estão sendo extintos. Eu acho que se o equilíbrio for mantido, não há tanto problema.Além disso, as pessoas tendem a ficar mais revoltadas porque golfinhos são mamíferos bonitinhos. O Japão mata milhares de toneladas de peixe todos os anos, e ninguém nunca se importou muito com isso.

  4. Marcos Yamaguchi disse:

    Quanta defesa aos japoneses, ehm….Japonês pode fazer o que for, na sua cabeça eles sempre serão bonzinhos!!!

  5. Karina K disse:

    Karina,Obrigada pela visita lá no Sushi de banana.Amei o seu blog!!Pena que vc já voltou p BH!!Se vc aparecer por aqui… me avise, ok?Abs, KK

  6. Sandro disse:

    Pergunte para um praticante do hinduísmo o que ele acha do consumo de carne bovina?No caso da baleia, este cetáceo corre risco de extinção! Mas o Homo sapiens é um vírus que está acabando com os recursos do planeta Terra.

  7. Luciano disse:

    Olá Karina sempre leio seu blog mas quase nunca comento rs, a respeito da caça aos golfinhos do documentário q vc fala acho legal vc dar uma olhada antes pq na verdade ele não deu tanta ênfase na comilança dos japa e sim na comercialização deles de uma forma exagerada um dos lugares q mais vendem golfinhos p aquários a $150.000 cada, e quanto a comer, a carne contem muito mercúrio isso e prejudicial e eles comercializava como carne de baleia p merenda de escola, o governo japa daqui ficou c raiva pq isso gera muito dinheiro p cidade, agora se tudo isso e realmente verdade não sei rs o cara lá q mostrou ok abraços

  8. KARINA ALMEIDA - MEU JAPAO disse:

    KARINA K: que bom que voce gostou! brigadissima (^_^)v

  9. KARINA ALMEIDA - MEU JAPAO disse:

    SANDRO, HIDEKI, BEATRIZ, CARUSO: realmente esse tema da pano pra manga e eu acho que me precipitei por falar do documentario sem assistir m(_ _)m. acabei falando do que vi numa reportagem da globo, que mostrei no primeiro post sobre este assunto ne… bom, a gente volta a falar sobre isso depois! brigadissima pelos comentarios! eu sempre aprendo com voces (^_^)v

  10. KARINA ALMEIDA - MEU JAPAO disse:

    MARCOS YAMAGUCHI: o blog fala do japao por isso acabo defendendo os japoneses. mas na verdade, eu nao gosto de criticar ninguem. povo nenhum. acho que as pessoas em geral adoram criticar e muitas vezes exageram. prefiro buscar o lado bom das coisas, dos lugares, das pessoas.

  11. KARINA ALMEIDA - MEU JAPAO disse:

    LUCIANO: nossa, voce tem toda razao! eu nem vi o documentario ne… e acabei escrevendo sobre o que li a respeito. vou dar um jeito de assistir e de repente eu mudo de ideia. mas achei interessante isso que voce falou da carne do golfinho. vou buscar mais informacoes! brigadissima!

  12. Celina disse:

    Ola, Karina Tudo bem?? Como esta sendoa sua adaptacao no Brasil? Espero que esteja tudo bem. Qto ao documentario venceor do Oscar,acho que se vivesse a vida inteira no Brasil seria totalmente contra matanca de gofinhos baleias. Mas vivendo no Japao, aprendemos que tem uma cultura diferente a do Ocidental e temos que respeitar. Eu nunca experimentei carne de baleia ou golfinho e nem compraria por vontade propria mas se me oferecessem exerimentaria na boa. O que me da raiva eh que poe os japoneses como os unicos viloes ( se nao me engano americanos e europeus matavam baleias so pra extrair o oleo e isso nem sentem culpa e nem comentam). Sou contra a matanca indiscrimida, mas se tiver uma cota que nao altere o equilibrio ecologico nao tenho nada contra. Tb sou como a Karina, contra o uso de animais pra exibicao, tanto em parques aqaticos como em circos. E nem me fale em rodeios e touradas que eu abomino!!!!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>