De volta ao litoral devastado de Miyagi

Dois dias após a tragédia do dia 11, viajei de carro até Sendai, a capital da província de Miyagi e uma das cidades mais atingidas pelo terremoto de magnitude 9 seguido por um tsunami devastador com ondas de até 16 metros de altura.

Duas semanas depois, repeti a viagem. Desta vez, eu e meus colegas jornalista e fotógrafo fomos além de Sendai e passamos por grande parte do litoral de Miyagi. Nos surpreendemos ainda mais e uma vila em especial me chamou a atenção.

Minami-sanriku fica no litoral norte de Miyagi e metade da população, de cerca de 18 mil habitantes, desapareceu no dia 11.  A outra metade está em abrigos como uma escola de Ensino Médio que visitei. Essa escola fica no alto de uma montanha e foi para lá que muitos correram logo após o tremor. Sem energia elétrica e sem água desde então, o abrigo tem um relógio que ainda marca a hora exata da tragédia: 14h46.

Dizem que 95% da vila foi destruída. Parece verdade, pois vi apenas um ou outro prédio e casa de pé. A vista panorâmica, que já deve ter sido linda por causa do mar e das montanhas, agora lembra um lixão, um monte de entulho com lama e poças de água.

Essas cenas me impressionaram, mas não são muito diferentes do que eu já havia visto na TV. Fiquei mais impressionada ao ver como a vila se preparava para o tsunami. Todos sabiam do risco, apenas não esperavam ondas tão ferozes. O tsunami não foi surpresa. A força dele sim.

Conversei com uma adolescente de 16 anos, chamada Mio Saito. Ela, a mãe e a irmã se salvaram e estão alojadas na tal escola de Ensino Médio. Mio me mostrou onde era a casa dela, disse que a viu sendo arrastada pela onda e que não teve tempo de salvar o cachorrinho da família. Muito menos de pegar uma bolsa sequer. As três fugiram o mais rápido que puderam, apenas com a roupa do corpo.

 

Ela também me mostrou um prédio que serviria de abrigo e onde eram feitos os treinamentos para casos de desastres naturais. O prédio não resistiu à altura nem à força das ondas. Andando pela região, encontrei ainda uma espécie de portão ou paredão que foi construído para conter o tsunami. Ele também não deu conta do recado e foi destruído.

No porto de Ishinomaki, perto dali, vi um aviso que indica que eles também sabiam do risco de tsunami. A placa bilíngue diz “portão de evacuação em caso de tsunami” e parece ter sido atropelada pela onda.

Não acho que todo esse preparo tenha sido em vão ou simplesmente não tenha funcionado, como escreveu um leitor do blog. Pelo contrário, acredito que isso tenha salvado a metade da população de Minami-sanriku, por exemplo.

Sem esses treinamentos, sistemas de alarme – a população foi avisada da formação do tsunami com cerca de 20 minutos de antecedência! – imagino que todos teriam morrido.

Lembram do tsunami na Indonésia, em 2004? Foram quase 200 mil mortos e todos foram pegos de surpresa. Talvez nem soubessem da possibilidade de um acontecimento como aquele. Os japoneses sabiam.  Os mortos aqui devem chegar a 24 mil. É um número assustador, sem dúvida, mas bem menos do que o da tragédia na Indonésia.

No caso de Mio, ela contou que nem esperou o aviso. Pela força do tremor, ela já se sentiu avisada. Disse que ali sempre foi assim, quando há terremoto o povo sabe que tem de correr.

Vale lembrar ainda que a grande maioria das construções resistiu ao terremoto mais forte da história do Japão e o quarto mais forte do mundo!  O grande problema foi ele ter provocado um tsunami tão poderoso e tão perto da costa. Portanto, eu ousaria dizer que o Japão aprendeu a se defender do terremoto (obviamente dentro do possível, pois o “inimigo” é a toda poderosa natureza!) e está aprendendo a se proteger do tsunami.

FOTOS: não citei no texto, mas também me chamaram a atenção as marcas vermelhas (setas no chão ou caixas penduradas), que significam que ali há ou havia um ou mais corpos. Uma casa que foi parar em cima de um prédio! A estrada em perfeito estado, com apenas um ou outro ponto com marcas de reparo, a bela paisagem de inverno e os incontáveis carros do exército que encontramos na viagem. Por fim, o mar tão lindo e que agora me dá medo.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

9 respostas a De volta ao litoral devastado de Miyagi

  1. W.Doug disse:

    O que mais me impressiona é o espírito de luta do povo japonês. Como eles mesmo costumam dizer “never give up”. Que esta região renasça muito mais forte.

  2. Deiverson Silveira disse:

    Olá Karina, eu não queria dizer em vão, me desculpe, acho que não consegui me expressar bem da forma que queria, o esforço é valido sim, mas não foi possivel deter a poderosa natureza, o homem desrespeita o planeta de varias formas e a natureza reage para se defender como pode, o japão vai se reestabelecer rapido, é um lugar com povo culturalmente eficiente e patriota, mas infelizmente as vidas que foram ceifadas não vão retornar! Fiquem na Paz…

  3. Thiago disse:

    Nossa…eu queria muito poder ajudar ai tbm…mas se tem uma coisa que o povo japonês sabe fazer melhor do que ninguém é se erguer melhor do que estava antes…
    infelizmente a tragédia foi enorme…mas é como você mesmo disse…terremoto no japão já não é um dos maiores problemas…isso eles já estão bem preparados…mas o tsunami ainda é algo que acaba com tudo sem aviso praticamente…

    mt bom post ka…
    final do ano a gente c esbarra por ai =)

  4. Josane disse:

    Olá e bom-dia!
    Muito bacana a maneira como mostrou a tragédia e como os Japoneses estão ressignificando isso tudo!

    Também sou expatriada; sai do Brasil em 2000, e desde 2003, moro na Holanda. (O choque cultural existe e acaba sendo benéfico – de uma maneira ou de outra -. Sou da opinão que existem coisas boas e ruins em qualquer lugar do planeta! Nós é que temos que ressignificá-las à nossa moda!)

    Será uma alegria se visitar o meu blog: http//josanemary.wordpress.com

    Que o Japão siga forte, grande abraço!

  5. Nelson disse:

    Olá Karina,

    Muito obrigado pelas notícias e informações do Japão.
    Condolências ao povo japonês e que aos poucos a região volte ao normal.

  6. tereza matsuda disse:

    Oiie Kaarina td bem? Nossa impressionante neh! Dificil de acreditar q este mesmo mar tao calmo dessa foto, um dia conseguiu engolir tanta gente. Q bom q ainda o exercito continua na ativa. E q os donativos cheguem as pessoas necessitadas dai. Dizem q muita gente estao recolhendo donativos, espero q realmente cheguem ao seu destino. Cuide-se viu!

  7. Silvana Tanaka disse:

    É triste vermos td isso.Mas admiro e respeito cada vez mais o povo japones,tão sujeito a tantas catastrofes e sempre se erguendo com dignidade.Adoro o mar também,mas estou com muito medo.Se cuida.

  8. Beatriz disse:

    Realmente impressiona as imagens. A tv mostra muita coisa mas acho q seu post foi ainda mais esclarecedor. Torço muito pelo Japão, tenho certeza que sempre encontrarão forças pra se reerguerem, uma pena a perda de tantas vidas!

  9. Cecilia Spatz disse:

    Oi, Karina,
    Acho mesmo que o povo japonês de certa forma estava preparado para o tsunami, mas, como você mesma escreveu, nao para o tamanho das ondas e para a violência delas. E contra isso acho que nós humanos nunca estaremos totalmente preparados.
    Grande abraco, Cecilia.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>