“Corações Sujos”, sem fanatismo

Só agora pude ler “Corações Sujos”, de Fernando Morais, um clássico da história da imigração japonesa no Brasil.

Infelizmente, trata-se de um capítulo sangrento que até parece ficção!

Mas é um livro incrível e recomendadíssimo, especialmente para os brasileiros que têm interesse ou ligação com o Japão.

E como o fanatismo é o tema principal, pensei muito na meia dúzia – ou metade disso, ufa! – de fanáticos que aparecem esporadicamente nos comentários deste e de outros blogs e “atacam” as pessoas que escrevem sobre o Japão.

É uma coisa óbvia, mas tem gente que não entende que os alemães e austríacos não são o Hitler, que os muçulmanos não são o BinLaden, que os americanos não são o Bush e que os japoneses também não são todos iguais (nem fisicamente)!

Aí vai a sinopse do livro. Em julho, teremos o filme http://www.coracoessujos.com.br/, que é uma ficção baseada na história real.

Com a rendição do Japão às forças aliadas, em agosto de 1945, a Segunda Guerra Mundial chegava ao fim. Do outro lado do planeta, em São Paulo, nascia uma organização secreta japonesa, a Shindo Renmei – ou Liga do Caminho dos Súditos. Para seus seguidores, a notícia da rendição era uma fraude, um golpe da propaganda aliada para quebrar o orgulho dos japoneses em todo o mundo. Como aceitar a notícia da derrota, se em 2600 anos o invencível Japão jamais perdera uma guerra? Em poucos meses, a colônia nipônica, composta de mais de 200 mil emigrantes, estará irremediavelmente dividida: de um lado ficavam os kachigumi, os “vitoristas” da Shindo Renmei, apoiados por 80% da comunidade japonesa no Brasil. Do outro, os makegumi, ou “derrotistas”, apelidados de “corações sujos” pelos militantes da seita. Militarista e seguidora cega das tradições de seu país, a Shindo Renmei decide fazer uma “limpeza ideológica” na colônia. E declara guerra aos “corações sujos”, acusados de traição à pátria pelo crime de acreditar na verdade.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

7 respostas a “Corações Sujos”, sem fanatismo

  1. Karina Almeida disse:

    Oi NILTON! Eu pensei muito nos descendentes, amigos, pessoas ligadas de alguma maneira aos líderes desta seita ou aos temidos matadores. E nas pessoas que viveram essa história e chegaram a ler o livro do Fernando Moraes. O que elas acham sobre o livro, o que elas sentiram quando leram, coisas assim. Como li por aí na blogsofera, é um livro que leva à reflexão!

  2. Nilton disse:

    Ola Karina tudo bem ? Corações sujos realmente conta muito sobre este periodo na comunidade de imigrantes ao Brasil não so li o livro como também pesquisei sobre todo o periodo desde o inicio da imigração dos Japoneses ao Brasil, sobre o livro onde contem a foto dos apelidades 7 samurais tem um que ainda vive o primeiro da direita Sr. Hidaka … o filho dele é meu amigo ! achei o conteudo do livro riquisimo na conteudo e li algumas vezes a tradução da dita carta de rendição … e as palavras utilizadas dizem algo como que o Termino da guerra naquele momento seria melhor para ambos os lados ! …rs…

  3. Nilton disse:

    Karina este periodo ficou muito marcado pelo fato dos Japoneses serem a maioria nacionalistas ou seja defendiam sua bandeira ou seja sua patria posso estar errado mas acredito que da mesma maneira nos brasileiros vivendo aqui no Japão também defenderiamos nossa patria … e por ser em um periodo muito vago de informações boatos, informações falsas criaram … noticias e o famoso boca a boca … como o Brasil fazia parte dos aliados … os japoneses enchergavam que aqueles Japoneses no Brasil que produzissem SEDA material para confeccionar paraquedas para o exercito dos aliados estaria traindo sua patria pois com isso facilitaria uma possivel invasão americana no Brasil ! no EUA foi pior pois teve os campos de concentração mas no Brasil os japoneses tiveram que sair do litoral pois o gov. ia confiscar seus bens pois não aceitavam que nas cidades litoraneas tivessem colonias grandes de Japoneses pois temiam que algo pudesse acontecer se o Japão …viesse ao Brasil algo assim … se isso não tivesse acontecido Santos seria a cidade mais japonesa do Brasil … mas muitos daqueles imigrantes venderam seus bens a troco de moedas para não perderem para o governo … falar sobre este periodo é complicado e escrever mais ainda … mas uma coisa tenho a certeza defender sua patria seja Brasil ou Japao é uma coisa natural do ser Humano defender sua casa, sua cultura, etc …

  4. Nilton disse:

    Ops… corrigindo *possivel invasão americana no Japão ! rs …

  5. Emília disse:

    Teve um tempo que queria muito ler esse livro, mas acabou caindo no esquecimento; agora a vontade voltou!! O filme parece que vai ser muito bom, vamos aguardar.
    Bjos

  6. Pepe disse:

    Fantástico o livro, e mais ainda o respeito e amor à pátria e às instituições que os japonenes nutriam. Bem diferente do que se observa por aqui, em que só reverenciamos a bandeira em época de copa do mundo.

  7. Karine Yukari disse:

    Oi Karina ;) acho que eh meu primeiro comentário aqui rsrs

    Eu li esse livro há muito tempo atras e quando soube do filme, fiquei super contente pq eh realmente uma história fantástica, como você mesma disse, parece ficção…

    Agora só resta aguardar o lançamento né? rs Enquanto isso vou ler seus outros posts ;p

    Mata né !

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>