Tsunami no Japão: o 1º aniversário da tragédia

Neste domingo, 11 de março, faz 1 ano que um terremoto de magnitude 9, seguido por um tsunami que chegou a 40 metros de altura, deixou mais de 15 mil mortos e cerca de 3 mil desaparecidos na costa Nordeste do Japão.

Depois de sentir a forte sacudida mesmo muito distante do epicentro, e passar a noite atendendo o celular entre uma cochilada e outra, parti para o local da tragédia com alguns colegas jornalistas.

Uma semana depois, voltamos lá (ou melhor, aqui). Um mês depois, também. E, agora, um ano depois, estamos novamente em Tohoku, a região Nordeste japonesa.

Hoje (sábado, dia 10), percorremos de carro o litoral da província de Iwate. Na nossa rota estavam Kamaishi, Sanriku, Ofunato, Rikuzentakata, Nakaminato, Kesennuma e Ichinoseki, onde paramos para dormir.

Pelo caminho, vimos algumas coisas reconstruídas, como estradas, pontes, postos de gasolina e lojas de conveniência, mas isso parece ser quase nada perto do que ainda é preciso fazer.

O primeiro passo era realojar os sobreviventes e a missão parece ter sido cumprida, mesmo que de maneira provisória.

Depois, era hora de limpar os destroços. Apesar do empenho e competência dos japoneses, um ano não foi suficiente para eles organizarem e se livrarem de 23 milhões de toneladas de lixo!

Quantos anos serão necessários? O que fazer com tanto lixo? O povo japonês busca incansavelmente soluções para perguntas tão complicadas como estas.

Também vimos muitas escavadeiras em ação, pilhas e pilhas de lixo – separados em metal, pneus, madeira, e lixo queimável! – navios que continuam à beira da rua, jornalistas, curiosos, voluntários de todos os cantos do país, e gente como o pescador Takayuki Ueno e comerciantes das lojinhas improvisadas em contêineres, tentando levar a vida como antes.

Vimos, ainda, o pinheiro que virou símbolo da recuperação do país. Aliás, o Andre Tal, correpondente da Record no Japão, fez uma bela reportagem sobre a nova árvore mais famosa do país.

Amanhã bem cedinho seguiremos para Miyagi, onde fica uma das vilas mais devastadas pelo tsunami: Minami-sanriku.

Viemos não só a trabalho, mas também para prestar nossas homenagens ao povo japonês neste primeiro aniversário da tragédia.

É muito triste ver de perto os rastros de um desastre natural que mais parece filme de ficção científica.

Ao mesmo tempo, é muito bonito ver a maneira como os japoneses enfrentam a tragédia. Tenho a impressão de que eles não querem o rótulo de vítimas. E lutam com todas as forças para se reerguerem. Uma lição de vida para todos nós!

P.s. depois conto mais detalhes e publico mais fotos. Aqui em Ichinoseki, a internet que estou usando "anda" a passos de tartaruga. Espero que compreendam!

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

6 respostas a Tsunami no Japão: o 1º aniversário da tragédia

  1. Heber Lobato Jr. disse:

    Parabéns pela matéria, Karina!

    Mesmo a distância, sentimos o quanto é difícil esse momento de superação. Nossa maneira de desejar força e esperança ao povo japonês foi através desse video:
    https://www.youtube.com/watch?v=qD-N7IaXZlw

  2. Hugo disse:

    ola,muito interessante seu blog,parabéns.

  3. Andre disse:

    graande karina!!
    gambarou nippon!!

  4. e disse:

    Realmente depois de um ano, ainda muitas coisas ainda choca,como as fotos das cidades atingidas, mas o povo japonês, mais uma vez prova que é forte e nos ensina muitas coisas como fé e superação. Parabéns pela matéria.
    Emilia

  5. Maryllian disse:

    Tenho certeza que eles vão se reerguer, apesar de tão dificil que possa ser e será [infelizmente].
    Parabéns pelo blog; amando *-*

  6. Edison disse:

    O Primeiro eu dormi antes da metade (ainda bem que vi na TV a cabo, e ne3o gaetsi dinheiro com essa Mer#$%&#a8). O segundo nem vi e me falaram que era a mesma porcaria. E o terceiro, pelo visto ne3o vai acontecer nada, assim como no primeiro e segundo filme. Filme de EMO!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>