Fukushima, a “ilha da boa sorte”, e Sendai, a terra do Festival das Estrelas

 

Quem está aprendendo japonês, como eu, deve ter reparado o significado de Fukushima, nome da província onde está a usina nuclear danificada pelo tsunami do dia 11.

“Fuku” é boa sorte e “shima” é ilha em japonês. Um nome tão bonito e um acontecimento tão triste né.

Não sei o que significa Sendai, nem procurei saber. Mas a cidade, que é capital da província de Miyagi e foi uma das mais destruídas, sedia o maior Festival das Estrelas do Japão – Tanabata Matsuri, no nome original.

É uma cidade que sempre quis conhecer. Falei isso para a Minako, uma japonesa que estudou comigo na Austrália e se tornou minha amiga (foto com canguru). Ela mora em Tóquio, mas é de lá. Por sorte, a família dela, que ainda está em Sendai, mora longe do mar e está bem.

Na semana passada, eu estive em Sendai. Cheguei lá no terceiro dia após essa tragédia que deixou o mundo todo assustado. Não era o cenário que eu queria ver. Não era dessa forma que eu gostaria de ter conhecido Sendai mas, infelizmente, foi o trabalho de repórter em busca de informações sobre o tsunami que me levou até lá.

O Festival das Estrelas é realizado em julho ou agosto em todo o Japão. O de Sendai é especial por ser o maior, o mais famoso. Atrai turistas de todo o país. Deve ser lindo (vejam as fotos que eu peguei do site www.sendaitanabata.com). Neste ano, certamente será cancelado. Com toda a razão.

Espero que no ano que vem eu esteja no Japão, que Sendai tenha se reerguido e que o Festival volte a brilhar.

Quer saber mais sobre o Tanabata Matsuri ou Festival das Estrelas? Leia os posts que escrevi em 2006: http://meujapao.blogspot.com/2006/07/fale-com-as-estrelas-do-cu.html e em 2009 http://blogmeujapao.wordpress.com/2009/07/21/de-quimono-eu/

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>